Os Nichos Mais Rentáveis do Youtube em 2021

Por Catila Gaspar - março 19, 2021

nichos-mais-rentáveis-do-youtube

Se acompanhas semanalmente o Top Empreendedoras já deves ter percebido que este mês o nosso conteúdo é focado no Youtube. Inclusive criei um novo separador na página inicial para poder juntar o máximo de informação possível sobre o tema num único sitio. Assim, quem estiver a pensar em criar um canal no Youtube não precisa de ir tirar as dúvidas em nenhum outro lugar.  E algo que não pode definitivamente falhar quando pensas em criar um canal é a escolha do nicho certo. Por isso neste artigo vou falar sobre os nichos mais rentáveis do Youtube!

O que é um Nicho?

Como podemos ler no site do Neil Patel, "o nicho de mercado é uma segmentação ou recorte de um mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos. Normalmente, os problemas enfrentados por esse público ainda não possuem soluções viáveis no mercado. Isso representa uma oportunidade para empreendedores."

Assim sendo, quando o assunto é o Youtube, o objetivo é criar vídeos, que ajudem a resolver algum problema ou alguma dúvida de um determinado nicho. 

Nem todos os nichos são iguais

Naturalmente, estarmos a falar dos nichos mais rentáveis ou melhor pagos no Youtube indica logo à partida que nem todos os nichos recebem o mesmo. Isso acontece por vários motivos. Primeiro porque alguns temas são mais fáceis de monetizar do que outros. Por outro lado, há temas que apesar de terem bastante aderência os anunciantes não investem tanto neles porque o poder de compra de quem assiste a anúncios nesses canais é menor. Eu vou dar-te um exemplo para ser mais fácil entender.

Vamos supor que o "João" e o "José" criaram cada um o seu canal no Youtube no mesmo dia, e conseguiram cumprir os requisitos para monetização do canal também ao mesmo tempo. O João tem um canal sobre Dropshipping e teve 20.000 visualizções ao fim de um mês. Já o José tem um canal sobre Jogos de Computador e teve 50.000 visualizações no mesmo mês. O facto de um ter quase o dobro das visualizações do outro podia levar-nos a crer que o que tem mais visualizações iria receber mais do que o que tem menos. Mas aqui é que entra aquela métrica que eu já falei no artigo "3 Factos que ninguém te conta sobre ter um canal no Youtube" que é o CPM  (custo por mil visualizações).

O CPM no nicho de Jogos (ou Gaming) é muito inferior ao de nichos como o Dropshipping ou outros relacionados com Negócios ou Ganhar Dinheiro Online. O CPM médio do nicho de Jogos ronda os 1,5$ dólares, logo as 50.000 visualizações no canal do José iam render apenas 75$ dólares. Enquanto que o nicho de Dropshipping com um CPM médio de 12$ dólares, renderia ao João 240$, apesar de ele ter tido apenas 20.000 visualizações.

Deves estar agora a perguntar-te porquê que o CPM para o nicho de Jogos é mais baixo do que para o nicho de Dropshipping, e a resposta é simples. As pessoas assistem videos sobre jogos no YT com o objectivo de conhecerem melhor o jogo e aprenderem técnicas ou truques que eles possam usar enquanto jogam, e a grande maioria são jovens sem poder de compra. 

Já as pessoas que procuram videos sobre Dropshipping são pessoas que querem investir num negócio online, logo além de terem poder de compra, também estão dispostas a gastar dinheiro para investir nesse negócio. Portanto é lógico que o anunciantes invistam mais em anúncios em canais onde a audiência já tem a intenção ou está preparada para gastar dinheiro.

Acho que este exemplo é bastante claro e ajuda a reforçar algo que eu já mencionei aqui no blog, que é o facto de por vezes termos de adaptar o nosso conteúdo àquilo que realmente dá dinheiro e não tanto aos nossos gostos pessoais, isto claro se queremos ganhar dinheiro com o Youtube ou com um blog. Dito isto, vamos em ver quais é que são os nichos melhor pagos no Youtube.

Nichos Mais Rentáveis no Youtube

Se procurares no Google ou até mesmo no Youtube encontras várias pessoas que falam sobre os melhores nichos para se criar um canal no Youtube, no entanto o que acontece é que a informação nem sempre coincide e geralmente não são apresentadas as fontes que levaram à apresentação daqueles nichos como sendo os melhores. 

Como o meu objectivo é partilhar contigo informação o mais correta possível, eu decidi pesquisar um pouco mais a fundo e cheguei ao site smbillion.com, que fez um estudo de caso com base numa tendência que surgiu o ano passado no Youtube que envolvia a partilha do relatório de ganhos (income report) do youtuber. O smbillion.com analisou mais de 100 vídeos de relatórios de ganhos para poder recolher os dados detalhados e necessários para compilar a lista dos nichos melhor pagos do Youtube. E eu agora vou a partilhar essa lista contigo:

1. Marketing de Afiliados
(CPM médio  12-22$)

2. Trading/Investimentos
(CPM médio 8/18$)

3. Dropshipping/ Print on Demand
(CPM médio 7-14$)

4. Criação de Conteúdo
(CPM médio 5-13$)

5. Finanças Pessoais
(CPM médio 5-12$)

Outros Nichos Lucrativos no Youtube

Apesar de já não pertencerem ao Top 5 de nichos mais rentáveis do Youtube, alguns dos nichos que também são lucrativos no Youtube são os de:

  • Conteúdo sobre VPN
  • Afiliados da Amazon
  • Alojamento de Sites
  • Reviews de Tecnologia
  • Web Development
  • Moeda Digital (Crypto)
  • Seguros
  • Website Flipping (Investir em Sites)
  • Reviews de Software
  • Aconselhamento para Negócios
  • Aconselhamento para Carreiras

Esta lista pode ser de grande ajuda na hora de escolheres o nicho para o teu canal no Youtube. É claro que escolher um nicho que paga bem por si só não é garantia de que o teu canal vai ter sucesso. Por isso seja qual for nicho que escolheres não deixes de investir SEMPRE na qualidade do conteúdo que produzes no canal. Esse conteúdo é que vai garantir que tenhas muitas visualizações e consigos um bom rendimentos através do teu canal no Youtube. 

Este foi mais um artigo da série sobre o Youtube que preparei aqui para o blog. Se ainda não leste os anteriores dá uma vista de olhos na secção "Também podes gostar de ler..." que se encontra no fim deste post.

  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

0 comentários