SEO para Youtube: Aprende a otimizar os teus vídeos no Youtube - Checklist Grátis!

Por Catila Gaspar - março 26, 2021

seo-para-youtube

Se pretendes rentabilizar o teu canal no Youtube é importante que os teus vídeos cheguem ao maior número de pessoas possível e que consigas muitas visualizações. Embora a divulgação do teu canal e dos teus vídeos nas redes sociais seja muito importante e uma boa ajuda para conseguires visualizações, existe algo que tu podes fazer antes mesmo de publicares o teu vídeo no Youtube para conseguires levar os teus vídeos a cada vez mais pessoas. Falo do SEO para Youtube!

O que é SEO para Youtube

Antes de falar sobre SEO no Youtube talvez seja melhor explicar o que é SEO no geral. Se nunca ouviste falar em SEO esta é uma sigla para Search Engine Optimization e define o conjunto de estratégias adotadas para otimizar a experiência do utilizador, e tem como principal objetivo melhorar o posicionamento duma página web nos motores de busca. Trocando isto por miúdos, SEO são estratégias que implementas para que o teu site, apareça na primeira página do Google

E porquê na primeira página? Porque as pessoas usam o Google para encontrar respostas de forma rápida! Quando é feita uma pesquisa o Google costuma apresentar várias páginas com conteúdo relacionado com a pesquisa que fizemos, mas são poucas as pessoas que passam da primeira página. Daí a importância do nosso site aparecer na primeira página do Google.

Como é que o Google decide quem é que aparece na primeira página? Através duma análise aos meta-dados da página como o título, os subtítulos, a descrição, a legenda das imagens, e o conteúdo no geral. Quando o Google encontra nesses campos os termos pesquisados ou termos relacionados com a pesquisa, é indicação de que possivelmente naquela página/site encontras a resposta à tua questão. Então o Google apresenta-a logo na sua primeira página. É claro que esta é uma explicação muito simplista sobre o que é o SEO, mas o meu objetivo é ir ao ponto e não partilhar aspetos muito técnicos.

Depois desta explicação acho que é mais fácil entenderes o que é SEO para Youtube. Assim como o Google, o Youtube também tem um motor de busca que as pessoas podem utilizar para encontrar vídeos relacionados com determinado tema. Por isso é importante usares estratégias de otimização do teu vídeo para que este seja dos primeiros a ser sugerido nas pesquisas. Mas que estratégias são essas?

Como otimizar os teus vídeos no Youtube

O primeiro passo para otimizares o teu vídeo é definires qual é a palavra-chave para o vídeo. Imagina que tens um canal de culinária e que o teu vídeo é uma receita de bolo de laranja. A palavra-chave do teu vídeo será COMO FAZER BOLO DE LARANJA. Mas como é que podes saber se essa é ou não uma boa palavra-chave?

Com a ajuda dos Planeadores de Palavras-chave! Os planeadores de palavras-chave são ferramentas essenciais para quem trabalha com criação de conteúdo. Eles ajudam-te a perceber o número de pesquisas que uma palavra-chave tem, se existe muita concorrência para essa palavra-chave e ainda dão-te ideias de palavras-chave relacionadas. 

Aprender a usar os planeadores de palavras-chave foi uma das coisas que mais me ajudaram neste minha jornada como blogger. Os meus planeadores de palavras-chave preferidos são o Ubersuggest, o Planeador de Palavras-Chave da Google, e como no caso procuras palavras-chave para o Youtube, também indico o planeador de palavras chave do VidIQ.

Se depois de usares os planeadores perceberes que COMO FAZER BOLO DE LARANJA não é uma palavra-chave relevante, podes usar a opção Ideias de Palavras-chave para encontrar uma palavra-chave mais relevante relacionada com o teu vídeo.

Assim que definires qual é a palavra-chave principal relacionada com o teu vídeo, o passo que se segue é usares essa palavra-chave no nome do ficheiro de vídeo que vais carregar no Youtube. Por exemplo, em vez de deixares o nome do ficheiro do vídeo como Video000768.mp4, mudas para como-fazer-bolo-de-laranja.mp4. Só depois de colocares a palavra-chave no nome do ficheiro é que deves fazer o upload do mesmo no Youtube. Esta é a primeira forma de dares a entender ao Youtube qual é o assunto no teu vídeo.

Depois de fazeres o upload do teu vídeo no Youtube, a segunda estratégia de SEO é incluir a palavra-chave no título do vídeo. Um exemplo de um bom título seria  APRENDA COMO FAZER BOLO DE LARANJA FOFINHO E RÁPIDO! Como viste usei a palavra-chave no título mais algumas palavras como FOFINHO e RÁPIDO que vão despertar a curiosidade da pessoa para ver o vídeo. Mas tem atenção para que o título do vídeo não fique muito longo, porque as pessoas clicam menos em vídeos com títulos muito longos.

O passo que se segue é usar não uma mas várias palavras-chave relacionadas com o teu vídeo na descrição do vídeo. Para isso voltas aos Planeadores de Palavras-chave e fazes uma lista com as palavras-chave sugeridas para o teu vídeo. Usa os três planeadores para teres várias opções diferentes. Depois compõe um texto para usares na descrição com essas palavras-chave.


Este é um print de algumas das ideias de palavras-chave que o Planeador do Google apresentou e com base nelas poderias construir um pequeno texto deste género:

"Se não sabes como se faz bolo de laranja estás no sítio certo! Neste vídeo ensino-te como fazer um bolo de laranja fofinho. Assim da próxima vez que fores visitar a tua avó poderás surpreendê-la ao mostrar que sabes como fazer bolo de laranja caseiro."

Sim, eu sei que o exemplo não está perfeito, mas acho que ajuda a entender como podes utilizar as palavras-chave na descrição do teu vídeo. Tenta fazer um texto maior do que o do exemplo que eu acabei de dar, para que possas usar o maior número possível de palavras-chave. Mesmo que a tua descrição não fique excecional, não te preocupes muito porque também são poucas as pessoas que a vão ler! Mas o Youtube vai, por isso é que é importante que a faças.

Quando terminares a descrição terás a opção de colocares marcadores ou tags no teu vídeo. Mais uma vez vais recorrer à lista de ideias de palavras-chave que fizeste com ajuda dos planeadores para definires o maior número possível de marcadores. Outra dica é instalares a extensão para Chrome do VidIQ para conseguires ver quais é que são as palavras-chave que os teus concorrentes estão a utilizar, e usares as mesmas.

Dicas adicionais de SEO para Youtube

Antes de publicares o teu vídeo existem mais duas coisas que podem não estar diretamente relacionadas com o posicionamento do teu vídeo, mas que concerteza podem contribuir para um maior alcance dos teus vídeos que são colocar cartões de sugestão ao longo do vídeo e colocar um ecrã final.

Os cartões de sugestão são aqueles retângulos que surgem no canto superior direito quando estás a ver um vídeo e que sugerem outro vídeo relacionado com algo que foi mencionado no vídeo que estás a assistir. Os ecrãs finais, como o nome indica, são aqueles vídeos que aparecem como sugestão no final do vídeo. 

Outra dica de otimização que eu vi num canal lá no Youtube foi a de não publicar logo o vídeo assim que fazes o upload, mas deixares agendado pelo menos uns 30 minutos, assim dás tempo ao Youtube para "conhecer" o teu vídeo e começar a apresentá-lo como sugestão. Não sei se faz ou não diferença, mas também não custa experimentar.

Vantagens do SEO no Youtube

Fazeres um bom SEO no teu canal no Youtube dá algum trabalho mas vale totalmente a pena, porque além de posicionares bem os teus vídeos no motor de busca do Youtube, também acabas por posicioná-los no motor de busca do Google. Isto acontece porque o Youtube pertence à Google os motores de busca de ambos trabalham em conjunto. Por isso é que se pesquisares COMO FAZER BOLO DE LARANJA no Google também te vão aparecer os vídeos melhor posicionados no Youtube como sugestão. 

Por isso se queres ter sucesso com o teu canal no Youtube, não deixes de usar todas as estratégias de SEO que eu partilhei neste post. E como eu quero facilitar ainda mais a tua vida na hora de fazeres o SEO do teu vídeo, criei uma checklist bem bonita com todos os passos para fazeres o SEO do teu vídeo! Podes descarregar gratuitamente essa checklist ao subscreveres à nossa newsletter. Por isso clica na imagem que se segue e descarrega já a tua checklist!















  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

0 comentários