4 Tipos de Canais no Youtube onde não precisas aparecer

Por Catila Gaspar - março 05, 2021

canal-no-youtube-sem-aparecer


Se és timida, preferes não expor a tua imagem ou se não tens um equipamento para gravação, mas gostavas de ter um canal no Youtube, existem várias alternativas. Neste post vais conhecer 4 tipos de canais no Youtube que podes criar sem teres que aparecer, bem como alguns exemplos de canais que já o fazem de uma forma genial.

Este artigo contém links de afiliado, o que quer dizer que eu posso receber uma comissão caso faças alguma compra através destes links. No entanto isto não acarreta nenhum custo adicional para ti, apenas apoias o meu trabalho de produção de conteúdo para o Top Empreendedoras!

Já não é uma novidade que o Youtube é uma plataforma que ajudou a criar vários milionários por esse mundo fora. Há muitas pessoas que usam os canais no Youtube como uma forma de ganhar dinheiro online ou como um complemento da sua estratégia de negócio digital. E se tu também queres saber como criar um canal no Youtube e como rentabilizá-lo podes ler o post "Como ganhar dinheiro com o Youtube".

Embora a maioria dos canais no Youtube sejam canais pessoais e acabem por ter uma pessoa como figura principal do canal, já existem vários canais onde a pessoa ou pessoas responsáveis pelo canal são completamente anónimas porque nunca aparecem nos vídeos. Esses canais são conhecidos como "Cash Cow Channels". 

Estes canais funcionam muito bem quando existem um nicho definido. Alguns dos nichos que costumam funcionar muito bem dentro de canais Cash Cow são os nichos de Saúde, Desenvolvimento Pessoal, Curiosidades, Culinária, Celebridades. Para teres um canal no Youtube onde não apareces existem basicamente 4 formas:

4 Tipos de Canais onde não apareces

1- Canais de animação



Uma forma de criares vídeos em que não apareces é por criares vídeos animados. Já existem várias ferramentas online que te podem ajudar na criação desse tipo de vídeos mas uma das mais conhecidas é a Powtoon. A Powtoon tem uma versão gratuita que já te permite criar vídeos bem interessantes mas a versão paga abre uma infinidade de recursos que te ajudam a tornar os teus vídeos animados simplesmente incríveis.

Um dos canais de animações que eu mais gosto no Youtube é o Top Think, que é um canal com dicas de desenvolvimento pessoal. Este canal já conta com quase 2 milhões de inscritos! Outros canais de animações muito interessantes e nos quais te podes inspirar são o Mitch Manly e o Project Better Self.

2 - Canal de Video-aulas



Outro tipo de canal que também tem bastante procura no Youtube são os canais de video-aulas. Neste tipo de canal o que é apresentado geralmente é a gravação do ecrã do teu cumputador ou do telémovel e a narração da aula. Há algumas pessoas que personalizam um pouco mais os canais de video-aulas por colocarem um video pequeno onde eles aparecem a explicarem o que a pessoas estão a ver na gravação, mas isso é opcional.

Um canal de vídeo-aulas que eu gosto muito é o PowerPoint School que se insere no nicho de Educação. Este canal dá dicas para tornarmos as nossas apresentações brutais e até a fazer pequenos videos a usar apenas o PowerPoint. Não é à toa que este canal já conta com mais de 800 mil inscritos.

3 - Canais com Videos Stock  


Este tipo de canais usam imagens e videos stock para criarem o conteúdo para os seus canais. Estes ficheiros stock são ficheiros livres de direitos autorais ou com licenças que permitem a sua utilização mediante algumas regras, como por exemplo dar os devidos créditos ao autor. É possivel encontrar alguns bancos de imagens e vídeos stock gratuitos na internet, como o Pexels, mas se quiseres ficheiros menos usados podes comprá-los em sites como a Shutterstock.

Um canal que faz um execelente uso desse tipo de videos stock é o canal Natural Cures, que como o nome indica está no nicho de saúde. O canal já conta com 3,17 milhões de inscritos e vários milhões de visualizações. E querem saber o melhor sobre este canal?

O tipo de video que o Natural Cures tem no canal são muito fáceis de criar através de uma ferramenta chamada Vidnami. O Vidnami é uma ferramenta online onde tu só tens que inserir o guião escrito do teu video, e o site faz toda a montagem do video usando os videos stocks. O programa adiciona a narração, musica e o teu logótipo, depois só precisas de descarregar o video e fazer upload no teu canal. Não é fantástico? Imagina a quantidade de videos que é possível criar em apenas algumas horas! 

Se quiseres experimentar esta ferramenta gratuitamente durante 14 dias, clica neste link: 

4 - Canais de Tutoriais


Os canais de tutoriais, ao contrário dos que referi antes, exigem o uso de uma câmara para gravar mas tu não precisas de aparecer na gravação. Existem vários nichos onde este tipo de videos se enquadram mas o nicho da Culinária é sem dúvida um dos mais vistos.

Todos conhecemos muito bem o sucesso que o canal Tasty que já conta com mais de 20 milhões de inscritos, faz com os videos de receitas maravilhosas.

Como pudeste ver ao longo deste artigo é possível teres um canal super bem sucedido no Youtube sem teres de aparecer. Além dos exemplos que eu citei, existem outros tipos de videos muito interessantes que podes criar sem apareceres na gravação desde que dês largas à tua imaginação. Basta perderes algum tempo no Youtube, que poderás encontrar muitos exemplos magníficos que podes recriar no teu canal.

Durante este mês de Março vou partilhar mais alguns posts sobre relacionados com o Youtube por isso, se estás interessada em receber mais dicas sobre esta plataforma na deixes de te inscrever à nossa newsletter para receberes todas as nossas actualizações.





  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

0 comentários