5 Lições que aprendi no meu 1º ano como Blogger/Blogueira

Por Catila Gaspar - dezembro 10, 2020

licoes-do-primeiro-ano-como-blogueira


Dezembro é o mês do aniversário do Top Empreendedoras. Se consultarem o arquivo do blog, poderão ver que já foi criado há mais de dois anos, mas com o nome Top Empreendedoras existe apenas há um ano. Foi há um ano que eu decidi tornar este blog um blog profissional, e como tal esta é uma boa altura para fazer uma pequena reflexão sobre o percurso do blog durante todo este ano. E a palavra que melhor resume este ano como blogger é APRENDIZAGEM.  

Eu aprendi muito sobre o que implica ter um blog profissional, mas também aprendi muito sobre mim mesma. E decidi partilhar todas essas lições neste post para ajudar outras pessoas que estejam agora a dar os primeiros passos como bloggers ou blogueiras(pt-br). 

5 Lições que aprendi no meu 1º ano como Blogger/Blogueira

1 - O teu Blog é um Negócio

Uma das primeiras coisas que eu aprendi foi que se eu queria ter um blog profissional tinha que deixar de ver o blog apenas como um hobbie mas sim como um negócio. Isso quer dizer que é preciso empenhar-nos a sério para que o blog se torne lucrativo. Um blog não é uma forma fácil de ganhar dinheiro. Lembra-te sempre que um negócio online não difere assim tanto de um negócio físico. Por isso se queres que resulte tens que te esforçar.

2 - Ter uma estratégia é fundamental

Criares uma estratégia para o teu blog envolve pensares em qual é que o teu objectivo com o blog. Pretendes divulgar serviços? Pretendes divulgar produtos? Os serviços/produtos são teus ou são links de afiliado? Pretendes criar uma lista de contactos? Quando tens um objectivo definido é mais fácil perceberes os passos que tens que dar para chegar a esse objectivo. E quando te sentares para trabalhar no teu blog vais saber exatamente o que tens que fazer. 

Eu não tinha uma estratégia defnida quando comecei o meu blog e só há pouco tempo é que consegui definir exatamente quais eram os meus objectivos. Mas a verdade é que desde que consegui montar a minha estratégia, senti que o meu blog evoluiu bastante. Portanto se já tens um blog mas ainda não definiste uma estratégia ainda vais bem a tempo.

3 - Faz um Planeamento

O planeamento é algo que deve fazer parte da tua estratégia. Lembra-te que é o conjuto de todas as tuas tarefas que te fará chegar aos teus objectivos. O ideal é escreveres exatamente o que tens que fazer, diária, semanal e mensalmente. Tenta também ter sempre algum conteúdo pronto para várias semanas. A falta de planeamento prejudicou bastante  os primeiros meses do meu blog.

No inicio do ano tive uma situação pessoal que me impediu de publicar no blog durante um bom tempo. Se eu já tivesse posts prontos e planeados para várias semanas, isso não teria sido um problema. Este é só um exemplo de como é importante fazer um bom planeamento, porque os imprevistos podem surgir e podem afetar o crescimento teu blog.

4 - É preciso Investir!

É verdade que hoje em dia conseguimos começar um blog sem ter que gastar um cêntimo. Mas se queres ter um blog profissional é importante fazeres pequenos investimentos. O primeiro e mais importante para mim é investires num domínio próprio. O segundo investimento que eu fiz foi num e-mail profissional, ou seja e-mail do dominio, que é importante teres caso queiras criar uma estratégia de Email Marketing para o teu blog.

Outro investimento que eu considero fundamental é investires em cursos que te ajudem a fazer o teu blog crescer. Hoje em dia já existem cursos online para quase tudo. A maioria desses cursos ensinam-te o passo-a-passo para conseguires fazer várias tarefas ou criar estratégias para o teu blog. Se aquela pessoa tem uma estratégia que comprovadamente resulta, ao comprares o curso dela estás automaticamente a dimunuir o tempo que precisarias gastar a tentar descobrir uma estratégia sozinha. Logo acabas por demorar menos tempo a atingires os teus objectivos.

5 - O segredo está na Consistência e na Paciência

Eu não sei quem é o autor/a da frase "O Sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos todos os dias", mas a verdade é que esta frase não é apenas um cliché. Os resultados não surgem da noite para o dia. É preciso trabalharmos diarimente mesmo que em pequenas tarefas e mesmo quando os resultados ainda não estão à vista. Lembra-te que os grandes blogues já foram pequenos um dia. Todos começámos do zero. Zero seguidores, zero visualizações, zero vendas! Mas se trabalhares de forma consistente e tiveres paciência os resultados podem surgir mais rápido até do que tu estavas à espera.

Estas foram as lições que eu aprendi durante este ano de 2020 e que eu vou levar também para o ano de 2021 para evitar cometer os mesmo erros. Espero que estas lições também sejam utéis para ti e para a tua jornada como blogger/blogueira. Agora desafio-te a partilhar comigo nos comentários as lições que aprendeste durante este ano e que levas para 2021! 




  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

0 comentários