As melhores dicas para deixares de procrastinar!

Por Catila Gaspar - novembro 23, 2020

melhores-dicas-para-deixar-de-procrastinar

Todas as pessoas têm como objectivo ter uma vida bem sucedida. Mas a maioria de nós não aproveita as oportunidades de ouro que a vida nos apresenta. E  principal razão por trás disso é que nos tornamos muitas vezes vítimas da procrastinação.

Este artigo contém links de afiliado, o que quer dizer que eu posso receber uma comissão caso faças alguma compra através destes links. No entanto isto não acarreta nenhum custo adicional para ti, apenas apoias o nosso trabalho de produção de conteúdo para o Top Empreendedoras!

Procrastinação é um sinónimo de preguiça. Ás vezes ficamos tão preguiçosos que pensamos que temos muito tempo para fazer uma determinada tarefa, mesmo sabendo que essa tarefa pode levar mais tempo do que supunhamos. 

Então, quando estamos perto do fim do prazo para ter essa tarefa concluida, começamos finalmente a trabalhar, e acabamos geralmente a fazer as coisas de forma errada ou ineficaz. Depois disso, lamentamos muito a nossa procrastinação, mas agora já não há nada a fazer. Este filme parece-te familiar?

Pois é, mas tem que deixar de ser! Se queres ser uma empreendedora de sucesso precisas livrar-te da procrastinação. Por esse motivo, neste artigo vou dar-te algumas dicas de como o podes fazer. 

Em primeiro lugar, se sentes que és vítima da procrastinação, tens que te organizar. Organiza-te a partir de HOJE, não deixes para amanhã. A melhor maneira de começares é pelo teu quarto. Depois organiza a tua sala, o teu tempo, a tua vida e as tuas coisas. 

O senso de organização vai dar-te estabilidade e terás uma tendência maior de manteres tudo organizado. Assim, sempre que vires que algo está fora da ordem a tua tendência será colocar no seu devido lugar. Se mantiveres sempre tudo organizado, com o passar do tempo, vais absorver essa organização e isso vai ajudar-te a superar a tua procrastinação.

O próximo passo é criares uma rotina. Compra uma agenda ou um planner e anota os teus objectivos de curto e longo prazo, e anota também maneiras de realizar essas tarefas. Cria o hábito de fazer as tarefas que tens anotadas  na tua rotina. Tenta anotar até mesmo aquelas tarefas mais pequenas e que parecem não ter assim tanta importância, como por exemplo, lavar a loiça.

Eu gosto muito do planner da Boxclever Press. Acho-o super prático porque além de conseguires fazer um planeamento semanal e mensal das tuas tarefas, também tens um espaço onde podes ir anotando as tuas despesas o que te ajuda a controlar as tuas finanças. Também tem uma área destacável dedicada à tua lista de compras, assim sempre que fores à compras não precisas ir carregada com o planner. Já para não falar que tens uma secção para organizares as tuas férias de verão e as tuas compras de natal. O melhor de tudo é que que já está disponivel a versão para 2021! Vê todos os detalhes deste planner AQUI.

De ínicio podes achar dificil seguir a rotina, mas uma vez que comeces a segui-la, ganhas o hábito de fazer as coisas num periodo de tempo específico. Isso vai ajudar-te a cumprir os teus objectivos num tempo útil, e assim livras-te do hábito de deixar tudo para a última hora.

Anotares os teus planos futuros tem ainda outra vantagem. Antes, como não tinhas nada planeado podias ficar na preguiça várias horas sem sentir qualquer tipo de culpa, mas quando sabes o que precisas fazer de antemão, vais sentir uma certa pressão para fazer as coisas em tempo útil.

Além do planeamento, gerires o teu tempo de uma maneira produtiva também que vai ajudar a livrares-te da procrastinação. Saberes que tens um prazo estipulado para terminar as tuas tarefas vai ajudar-te a organizar o teu estilo de vida. Talvez comeces a acordar mais cedo ou a gastar menos tempo nas redes sociais. A verdade é que se começares a administrar melhor o teu tempo, sempre terás bastante tempo no fim do dia, o que vai permitir até que faças outro tipo de atividades que antes não conseguias fazer devido à tua procrastinação.

No fundo, o aspecto mais importante para te livrares da procrastinação é construires uma atitude proativa. Quando sentires vontade de adiar um trabalho ou uma tarefa que precisa ser feito, em vez de cederes à preguiça, pensa sempre: " É agora ou nunca". Vai lá e faz!

Eu cria muito partilhar este artigo convosco porque eu também já fui muito procrastinadora e todos os dias também tenho que lidar contra esta tendência e pôr mãos-à-obra. Espero que estas dicas tenham sido úteis e se também és um/a procrastinador/a nato conta-me no comentários como é que contrarias a procrstinação!

  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

0 comentários