Avançar para o conteúdo principal

As melhores dicas para deixares de procrastinar!

Como definir metas SMART - Guia Completo!

como-definir-metas-SMART

A melhor forma de alcançares algum objectivo é por definires metas. As metas são o conjunto de passos que deves dar para alcançares um determinado resultado, ou seja, o teu objectivo. Por exemplo se tens como objectivo perder peso, podes colocar como metas melhorar a tua alimentação e fazer exercício físico. Deves sempre definir metas para todos os objectivos que queiras concretizar. 

A importância de definir metas

Não teres metas definidas pode ser comparado a embarcares num autocarro sem saber para onde ir! Quando não tens metas tu trabalhas em algo mas no fundo não sabes o que esperar nem o que cumprir. 

O estabelecimento de metas serve como um esboço dos planos com os quais te comprometes e inclui o motivo pelo qual precisas obtê-los. Estabeleceres metas também te ajuda a avaliares o teu progresso. Quantas mais metas cumprires mais próximo estás de alcançares os teus objectivos.

Infelizmente muitas pessoas criam metas que simplesmente não funcionam. Mas tu não te podes dar ao luxo de criar metas que não funcionam. Como empreendedora, precisas trabalhar de forma eficaz e precisas de metas que te ajudem a fazê-lo.

Metas SMART

Uma óptima maneira de criares boas metas, que te mantenham no caminho certo, é por usares as chamadas metas SMART. Esta sigla inglesa vai ajudar-te a lembrar o que cada meta deve ser:

S de Specific 

M de Measurable

A de Actionable 

R de Realistic

T de Time-oriented

Vamos ver o que cada uma destas siglas significa na prática.

Specific (Específica) - a tua meta precisa ser dita de forma claramente definida. Por exemplo, dizeres "Tenho que trabalhar mais" não é uma meta que vai ser cumprida. Porém se disseres "Vou trabalhar um total de 8 horas por dia" é uma meta muito mais clara e específica.

Measurable (Mensurável) - a tua meta ser mensurável está relacionado como o atributo que falámos primeiro, de ser específica, com a diferença que inclui uma maneira de garantires que estás no caminho certo. Teres como meta "Ganhar mais dinheiro", não é uma meta mensurável. Mas se disseres "Quero ganhar 6.000€/mês", essa já é uma meta mensurável. E é fácil ver no fim do mês se conseguiste ou não.

Actionable (Acionável) - isto significa que a tua meta deve de ser algo que tu mesma consigas fazer para alcançá-la. Se quiseres aumentar o teu capital financeiro este ano, não é realista dizer "Vou ganhar no Euromilhões este ano" porque é algo que tu não podes controlar se vais ganhar ou não. No entanto podes dizer "Vou aumentar as minhas vendas por ligar para 10 pessoas por dia" porque é algo que está sob o teu controle.

Realistic (Realista) - Metas que podem realmente ser alcançadas são muito melhores e muito mais motivadoras. Vais sentir-te melhor contigo mesma quando conseguires alcançar essas metas, do que se estiveres constantemente a tentar e falhar. As metas não devem ser tão fáceis ao ponto de as alcançares sempre, mas também não devem ser tão dificéis ao ponto de nunca as alcançares. 

Time-oriented (Orientada para o tempo) - semelhante ao atributo mensurável, a tua meta deve de ter um prazo para ser cumprida. Os prazos são um impulso para as pessoas atingirem metas. Se a tua meta estiver "ancorada" a um prazo, tu verás progressos mais facilmente. 


SMART é uma sigla que fica facilmente na memória e eu tenho a certeza que te vais lembrar dela da próxima vez que fores definir as tuas metas. Pessoalmente tenho tentado aplicar este método quando faço as minhas metas, principamente aqui para o blog, e tem sido de grande ajuda para definir o caminho que preciso fazer para chegar aos meus objectivos com o Top Empreendedoras. E vocês já usam ou alguma vez usaram este metódo para criar metas? Contem-me tudo no comentários!

Artigos mais Lidos

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Como trabalhar como Assistente Virtual

Como encontrar o meu nicho e o meu público-alvo