Avançar para o conteúdo principal

As melhores dicas para deixares de procrastinar!

5 Erros que "matam" o teu blog!

5-erros-que-matam-o-teu-blog

Muitas vezes os bloggers queixam-se de que, depois de um ótimo começo, passado um ano os seus blogs parecem simplesmente ter morrido. Esse é um problema comum que quase sempre gira em torno de uma pequena lista de erros comuns cometidos pelo próprio blogger.

Um bom blog exige uma certa dedicação e um grande esforço para funcionar. Por isso é que sentares-te e ficares à espera que o blog faça todo o trabalho por ti é uma maneira terrível de abordar um blog. Tens que te esforçar muito para manter um blog, especialmente após o primeiro mês ou mais após a conclusão do design do mesmo.

Acontece que muitas pessoas trabalham tão arduamente durante a fase inicial de design do blog, que depois ficam preguiçosas após a sua conclusão. Para evitar que isso aconteça contigo, presta atenção a estes 5 erros comuns que podem “enterrar” um blog.

Atualizações pouco frequentes


Um dos maiores erros que um blogger pode cometer é esquecer-se de postar. Os blogues de maior sucesso são atualizados com novos posts pelo menos uma vez por semana. Alguns blogues maiores são atualizados mais constantemente. Por isso deves tentar criar novas postagens com a maior frequência possível. 

É claro que se falhares um dia aqui e ali, não será um grande problema. No entanto, perderes uma semana ou mais sem postar, os teus leitores podem considerar que o teu blog “morreu”. Tenta colocar como meta tirar todos os dias alguns minutos, mesmo que sejam só cinco minutos por dia, para criar posts ou conteúdos interessantes para o teu blog. Manteres o teu blog atualizado não é díficil, desde que faças disso uma prioridade.

Muita publicidade

A maioria dos bloggers deseja lucrar com o seu blog. No entanto, esta é uma tendência que pode sair do controle rapidamente. Se estiveres interessado em apresentar anúncios no teu blog, fá-lo com cuidado.

Não há nada de errado em teres no blog alguns anúncios apropriados que oferecem aos visualizadores links para sites relacionados ao conteúdo do teu blog. Contudo, adicionares uma grande quantidade de anúncios no teu blog é um erro. Se tiveres demasiados anúncios chamativos no teu blog, o conteúdo acaba por se perder na agitação.

Portanto, o melhor é limitares os anúncios a três ou menos por página. Certifica-te também de colocá-los em locais apropriados para permitir que o teu conteúdo se destaque. Evita também usar anúncios enormes que enchem toda a página. Esse tipo de anúncios só irritam os leitores.

Aparência pouco profissional


A aparência é importante quando se trata de blogues. Quanto mais profissional e nítido for o aspeto do teu blog, mais os leitores o levarão a sério. Se queres aumentar o tráfego, deves optar por um layout ou apresentação mais séria para o teu blog. 

Hoje em dia já encontras vários sites que vendem layouts bastante profissionais e fáceis de instalares no teu blog. Mas se tiveres algum receio de mexer na parte do design do blog podes sempre contratar alguém que faça isso por ti. 

Um blog desleixado e com um aspecto amador, provavelmente não terá uma resposta tão boa quanto um blog com um aspecto mais profissional. O ideal é ires experimentando diferentes layouts e abordagens para ver qual é que gera mais tráfego.

Excesso de imagens

As imagens podem sem dúvida tornar o teu blog mais interessante e atrair mais leitores. No entanto quando são em excesso, tal como acontece com os anúncios, as imagens podem afastar as pessoas.

O principal motivo pelo qual muitas fotos podem arruinar um blog é porque há muitos leitores que ainda têm ligações à internet muito lentas. De modo que quando eles tentam carregar a tua página, demora imenso tempo, o que acaba por afastar aquele leitor e qualquer outra pessoa com o mesmo problema. Por isso, tenta limitar a quantidade de imagens/fotos por página.

Conteúdo inapropriado

Todo mundo sabe que a web é um lugar onde te podes expressar livremente. No entanto, se queres que o teu blog sobreviva, talvez queiras pensar sobre essa liberdade de expressão. Embora devas sempre dizer o que sentes, podes fazê-lo de uma maneira apropriada no teu blog. 

Existem várias maneiras de dizermos algo ou expressarmos uma idéia sem, por exemplo, usar palavrões ou qualquer outro tipo de linguagem ofensiva. Se queres que seu blog seja bem-sucedido, não podes ter conteúdo impróprio.


Artigos mais Lidos

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Como trabalhar como Assistente Virtual

Como encontrar o meu nicho e o meu público-alvo