Avançar para o conteúdo principal

Será que precisas mudar a estratégia do teu blog?

Será que precisas mudar a estratégia do teu blog?

mudar-estratégia-do-blog

Quem segue o Top Empreendedoras vai facilmente notar que temos um novo tópico aqui no blog que é o tópico de Lifestyle. Ah e tal mas o blog Top Empreendedoras não é um blog sobre Empreendedorismo? Sim, e vai continuar a ser! No entanto decidi que neste momento vamos aumentar o número de tópicos abordados aqui no blog, e hoje vou falar-vos um bocado sobre esta mudança de estratégia.

Eu já falei aqui no blog sobre a importância de termos um plano estratégico quando criamos um negócio, seja físico seja digital. Eu criei o blog Top Empreendedoras com o objetivo de ganhar dinheiro extra, por isso eu encaro este blog como um negócio online. Assim sendo, eu criei  um plano estratégico para este blog que definia claramente quais eram os meus objetivos e o que eu teria de fazer para alcançá-los.

Mas a verdade é que apesar de estar a ter resultados muito bons com o blog, fazendo uma análise honesta, estes resultados ainda estão muito à quem daquilo que eu tracei como objetivo para o blog. Olhando para o Google Analytics do meu blog, eu vejo que há muitas áreas onde eu tenho que melhorar. E este é o ponto que eu quero passar para ti neste artigo.

É importante que todos os meses, ou de três em três meses, ou de seis em seis meses, faças uma análise do teu negócio para perceberes exatamente o que está a resultar, o que não está a resultar e onde é que podes melhorar para alcançares os teus objetivos.

Tratando-se de negócios online, que são o nosso foco aqui no blog, tens a vantagem das plataformas digitais permitirem que acompanhes os dados analíticos do teu negócio, quer tenhas um blog, um canal no youtube,  ou uma loja online. Esses dados analíticos ajudam-te a saber exatamente quais são os pontos fortes e os pontos fracos do teu negócio, e permitem-te atuar exatamente onde é necessário.

Foi esta análise dos dados analíticos do meu blog, juntamente com a observação de outros bloggers do meu nicho (sim porque se alguém está a fazer algo de bom não tem mal em imitar) que me levou a perceber que precisava de mudar a minha estratégia de conteúdos para conseguir resultados ainda melhores do que os que tenho atualmente.

Ainda assim o meu problema não ficou resolvido de imediato, porque apesar de perceber que precisava mudar a minha estratégia de conteúdos, eu ainda não tinha percebido como é que ia introduzir esta nova estratégia no blog. E nesse ponto foi crucial a ajuda que tive por parte da minha irmã. 

Guarda este Pin!

mudar-estratégia-do-blog

A minha irmã não é blogger, mas é uma empreendedora digital na área dos investimentos financeiros. Ela lê imensos livros sobre empreendedorismo e relaciona-se com muitos empreendedores diariamente. E a minha irmã ajudou-me a perceber que o empreendedorismo é uma forma de estar na vida e acaba por influenciar vários aspectos da nossa vida tais como os livros que lemos, a forma como nos vestimos, os locais que visitamos ou a nossa rotina diária. E aí fez-se luz! Foi assim que eu percebi que faria sentido introduzir o tópico Lifestyle aqui no Top Empreendedoras.

Qual é a lição? Quando sentires que chegaste a um beco sem saída no teu negócio, não desesperes. Ás vezes a única coisa que tu precisas é de alguém que te ajude a fazer um "brainstorming". Este blog é um projeto de uma só pessoa, por isso não tenho nenhuma equipa que me ajude com novas ideias. Mas sempre que preciso de ajuda (ajuda essa que muitas vezes é apenas motivação) eu recorro à minha irmã. 

Por isso é importante que tenhas também alguém a quem recorrer nestes momentos de aflição. Se trabalhares com uma equipa o ideal é pedires ajuda à tua equipa. Se como eu trabalhas sozinha no teu projecto, podes recorrer a um familiar ou amigo que sintas que te pode dar algum tipo de ajuda prática, ou também podes conversar com alguém com quem tenhas feito amizade online. Muitas bloggers fazem amizades com outras bloggers e acabam por ajudar-se umas às outras quando é preciso. 

Não é vergonha nenhuma pedir ajuda a outros quando estamos com falta de ideias ou quando precisamos de motivação para continuar como os nossos negócios. Já dizia o ditado e é bem verdade: "Duas cabeças pensam melhor do que uma". 

Também podes gostar de ler: Como aumentar a tua criatividade como Empreendedora

Conclusão

Se sentes que o teu blog não está a alcançar os objetivos que definiste para ele não desanimes. Antes tenta analisar o que está a falhar e procura estratégias para contrariar o que está mal. Segue outros bloggers do teu nicho e vê o que eles estão a fazer de bom e que também podes implementar no teu blog. Quando tiveres com falta de ideias procura alguém que te ajude a fazer um brainstorming, aponta todas a ideias e define quais as que são melhores e que achas que vão ter resultados mais rápidos. 

Já tiveste que fazer alguma mudança de estratégia no teu blog? Se sim, conta-nos nos comentários o que tiveste que fazer e quais é que foram os resultados que obtiveste, e ajuda-me a inspirar outros.


Mensagens populares deste blogue

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Embora a Internet seja cada vez mais utilizada como um meio de trabalho através de casa, ainda há quem prefira desenvolver outro tipo de actividades que não estejam diretamente relacionadas com o mundo virtual. E sim, isso é possível. Vamos falar sobre algumas delas neste artigo.

Para não se esquecer destas sugestões, guarde esta imagem no Pinterest


Pare e pense! Tem algum quarto ou espaço na sua casa que pode ser transformado num atelier ou escritório caseiro? Se a resposta é afirmativa então há um leque variado de actividades que pode desenvolver nesse espaço:
ContabilidadeConsultas WorkshopsExplicações EscolaresAulas de Música/ Pintura/ Costura/ Etc..Atelier de Artesanato / CosturaGabinete de EstéticaConsultoria/Revenda de BelezaOrganizadora de EventosPetsitting ou Grommer (canina)
É claro que antes de avançar para um projecto desse tipo convém avaliar os custos e as suas possibilidades no momento. Podem estar envolvidas algumas obras de melhoria do espaço ou então a aquisição de ma…

Como trabalhar como Assistente Virtual

Este artigo contém links de afiliado, o que quer dizer que eu posso receber uma comissão caso faças alguma compra através destes links. No entanto isto não acarreta nenhum custo adicional para ti, apenas apoias o nosso trabalho de produção de conteúdo para o Top Empreendedoras!
Se procuras formas de trabalhar em casa, com horários flexíveis, e com um bom rendimento, então trabalhar como Assistente Virtual (AV) pode ser a escolha indicada para ti.
Talvez te estejas a perguntar, o que é uma Assistente Virtual? Neste artigo, vou explicar não só o que é uma Assistente Virtual, mas também que tipo de serviços podes oferecer como AV, o que precisas para ter tornares uma AV e quanto podes ganhar.
O que é uma AV?Uma Assistente Virtual é uma pessoa que presta serviços de apoio a uma empresa, empreendedor ou marca. Como o nome indica estes serviços são prestados de forma remota (ex: a partir de casa) e são geralmente pagos à hora. 
É claro que este tipo de trabalho a partir de casa só é possível de…

Como ganhar dinheiro com o Youtube

Se és uma utilizadora activa da Internet é difícil ainda não teres ouvido falar no Youtube. Apesar do Youtube ter uma grande popularidade, existem muitas pessoas que ainda não sabem exactamente como é que a plataforma funciona. Se tu és uma dessas pessoas estás no sitio certo. Neste artigo eu vou explicar o que é o Youtube, como é que a plataforma funciona e o mais importante: como é que podes ganhar dinheiro com o Youtube!O que é o Youtube?O YouTube é conhecido como um site de vídeos online. Os sites de vídeos são sites que permitem que os utilizadores da Internet façam, carreguem e compartilhem os seus vídeos com outros internautas. Muitos dos vídeos que encontras no YouTube são vídeos caseiros, feitos por pessoas comuns. Os vídeos são transmitidos por streaming, o que permite um rápido carregamento e reprodução dos mesmos.Como é que o Youtube funcionaO melhor do YouTube é sem dúvida o facto de ser um serviço gratuito. Há um número muito grande de sites de vídeos online e todos eles…