4 Motivos para criares um Podcast para o teu negócio

Por Catila Gaspar - outubro 01, 2020

4-motivos-para-criar-um-podcast

Sabemos que vivemos na era da informação. Com a Internet, a partilha de informação e conteúdos tornou-se ainda maior. Mas se é verdade que a quantidade de contéudo disponivel aumentou, também é verdade que as pessoas têm cada vez menos tempo para consumir todo esse conteúdo. 

Daí ser importante que os criadores de conteúdo possam diversificar as formas como partilham os seus conteúdos, para que consigam chegar até às pessoas mais ocupadas. Exatamente por esse motivo é que a partilha de conteúdos através de um Podcast se tornou tão popular. Se tens curiosidade para saber mais sobre este assunto ou se estás na dúvida se deves ou não criar um Podcast continua a ler, porque neste artigo vamos falar sobre o que é um Podcast e que motivos tens para criares um.

O que é um Podcast?

De forma muito simples, um Podcast é uma forma de compartilhar conteúdo no formato áudio. A diferença entre um Podcast e um programa de rádio, é que o Podcast não é ao vivo, é um programa que é gravado e que é disponibilizado para que os ouvintes possam fazer download ou ouvir mais tarde através de plataformas digitais tais como o Spotify, iTunes, SoundCloud ou Google Podcasts. Cada vez mais podcasters têm também optado por gravar o Podcast em vídeo e disponibilizá-lo como conteúdo para canais no Youtube, além do formato áudio.

4 Motivos para criar um Podcast

1. Tornaste uma autoridade no teu nicho

Apesar de já existirem podcasts sobre os mais variados temas, é possível que ainda não exista um podcast dentro do teu nicho ou área de especilização. Nesse caso, criar um podcast interessante sobre o tema pode levar os teus ouvintes a verem-te como uma autoridade ou especialista nesse tema. E esse reconhecimento é muito importante para construires uma boa base de seguidores ou clientes.

Quando temos um público que valoriza a nossa opinião, é mais fácil promovermos produtos ou serviços. E é natural que surgam anunciantes e patrocinadores que queiram usar o teu Podcast como forma de atingir o público do teu nicho. Por isso também é possível fazeres dinheiro online com o teu podcast. 

2. Tens maior contacto com o teu público-alvo

Ao contrário da rádio, onde temos que esperar para ouvir algo que nos interesse, no podcast os ouvintes escolhem ouvir falar sobre o tema em questão porque é algo que lhes interessa ou porque procuram respostas para alguma questão ou problema. Portanto não há dúvidas de que essas pessoas são o nosso público-alvo. Assim, deves esforçar-te para produzir conteúdo de muita qualidade e que vá de encontro às necessidades dos ouvintes. 

Se tens como objectivo promover algum produto ou serviço no teu podcast, então deves fazê-lo da forma mais informativa possível, e mostrar não só que sabes do que falas mas que benefícios é que os teus ouvintes/clientes vão ter caso adquiram esse produto ou serviço. Foge do discurso de "vendedor" e foca-te em passar informação de qualidade de uma forma criativa e descontraída. Lembra-te que as pessoas escolheram ouvir o teu podcast por isso não as faças arrependerem-se dessa escolha.

Guarda este Pin!

4-motivos-para-criar-um-podcast


3. Um Podcast é prático 

Uma das razões dos Podcasts se terem tornado tão populares é a forma simples e prática com que chega aos ouvintes. Não precisamos estar há espera de um dia e hora certos para ouvirmos o podcast, podemos fazê-lo quando nos for mais conviniente. Além disso, não precisamos reservar uma altura específica para ouvir o podcast como temos que fazer para ler um artigo dum blog, por exemplo. Podemos fazê-lo enquanto vamos no trânsito a caminho do trabalho, ou enquanto cozinhamos o jantar. Já para não falar que os Podcasts são distribuidos pela Internet que é um dos meios de comunicação mais baratos e como maior alcance que existe.

4. Produção fácil e económica

Todos os equipamentos que vais precisar para criares o teu podcast são equipamentos que provávelmente já tens em casa. Apenas precisas de um computador, um microfone e uma ligação à internet de banda larga. Mais tarde podes investir num equipamento melhor, mas para começar não precisas de gastar muito. Mais importante do que o equipamento que usas é teres algo de qualidade para dizer e a vontade de o fazer.

Se tentasses fazer a mesma coisa na rádio, além de te deparares com um série de regulamentos que terias que cumprir, terias que pagar a despesas de transmissão. Com um Podcast todos esses obstáculos são eliminados, e podes ter o teu programa online em poucas horas e com muito baixo custo!

Conclusão

Um podcast é uma maneira fácil e poderosa de atingir um público específico. Seja como um hobbie ou como forma de ganhar dinheiro, um podcast permite-te de uma forma fácil e económica partilhar conteúdo dentro do teu nicho e seres considerada uma especialista. 

E tu, costumas ouvir podcasts? Se sim, partilha conosco nos comentários quais os teus preferidos.


  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

0 comentários