Como usar o Pinterest para fazeres crescer o teu Blog

Por Catila Gaspar - setembro 28, 2020

como-usar-pinterest-para-blog-crescer

No último artigo falei das 5 melhores fontes de tráfego gratuito para o teu blog. Como já mencionei anteriormente a minha melhor fonte de tráfego orgânico é o Pinterest. Eu sou simplesmente apaixonada pelo Pinterest, pois além de ser uma ferramenta totalmente gratuita, é uma plataforma muito fácil de usar e onde podes crescer muito rápido mesmo tendo um blog novo. 

Mas para que possas tirar o máximo proveito do Pinterest é importante usá-lo da forma correta. É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Vais descobrir que tipo de configurações deves de fazer no Pinterest para que este comece a gerar muito tráfego e assim consigas fazer o teu blog crescer com facilidade. Mas antes vamos falar um pouco sobre esta plataforma.

Este artigo contém links de afiliado, o que quer dizer que eu posso receber uma comissão caso faças alguma compra através destes links. No entanto isto não acarreta nenhum custo adicional para ti, apenas apoias o nosso trabalho de produção de conteúdo para o Top Empreendedoras!

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma plataforma digital muito interessante porque acaba por fundir as características de uma rede social com as características de um motor de busca. Confusa? Eu passo a explicar! No Pinterest podes seguir pessoas ou páginas, e outras pessoas podem seguir o teu perfil, e trocar mensagens contigo tal e qual como fazes noutras redes sociais. 

Mas também podes usar o Pinterest para pesquisar temas que te interessem tal e qual como fazes no Google. A diferença é que no Pinterest o resultado da pesquisa é apresentado em imagens e depois podes guardar e organizar essas imagens em álbuns. Mas a questão é como é que o Pinterest te ajuda a fazer crescer o teu blog?

Mais do que apenas servirem de inspiração para os utilizadores, as imagens que aparecem no Pinterest têm como objectivo encaminhar o utilizador para um blog, site, ou loja virtual que tenham posts ou produtos relacionados com aquela imagem. Dessa forma tu podes usar o Pinterest para partilhar imagens que encaminhem os utilizadores para o teu blog. Mas para que isso aconteça é importante que configures a tua conta do Pinterest da forma correta.

Cria uma Conta Profissional no Pinterest

O primeiro passo para começares a usar o Pinterest para encaminhar tráfego para o teu blog é criares uma conta profissional ou conta de empresa no Pinterest. A diferença é que a conta profissional permite-te acompanhar o desempenho dos teus Pins, ou seja consegues ver as estatísticas de cada Pin e ver quais é que atraem mais ou menos visualizações. Ter acesso a este tipo de dados é muito importante porque ajuda-te a perceber exatamente o que tens que mudar para conseguires melhores resultados. 

Outra opção que a conta profissional oferece é a de conseguires tráfego pago por promoveres os teus Pins através de anúncios. Essa é uma opção que está disponivel mas que só usas se quiseres. Eu pessoalmente ainda não me aventurei no tráfego pago, mas não está fora de questão, apenas quero explorar ao máximo o tráfego orgânico primeiro.

Cria álbuns relevantes para o teu nicho

Uma das vantagens de teres uma conta profissional no Pinterest é poderes ter uma conta só para o teu blog. O ideal é que nessa conta só tenhas álbuns relacionados com o tema do teu blog. Se tens um blog sobre Fitness não faz muito sentido teres um álbum sobre decoração. Em vez disso, é melhor usares as palavras-chave do nicho do teu blog para criares os teus álbuns, tais como Alimentos que Emagrecem ou Roupas de Fitness, por exemplo. 

Numa fase inicial é natural que não tenhas muitos pins criados por ti para guardares nos álbuns, mas a vantagem do Pinterest é poderes partilhar nos teus albúns pins doutros utilizadores. Por isso cria pelo menos 10 álbuns diferentes e relevantes para o tema do teu blog e guarda pins de outros utilizadores relacionados com os temas dos álbuns, para que a tua conta não pareça "vazia" numa fase inicial. Mesmo quando já tiveres muitos pins teus é bom que continues a partilhar pins doutros utilizadores porque esse é o objectivo da plataforma e é dessa forma que se conseguem as visualizações.

Ativa os Rich Pins

Um Rich Pin ou Pin Avançado é uma opção que o Pinterest oferece e que permitr mostrar informações adicionais sobre o artigo do blog relacionado com o pin em questão.  A vantagem de ativares os Rich Pins é que consegues uma melhor posição no ranking do Pinterest, o que quer dizer que o Pinterest mostra os teus pins a mais utilizadores, logo consegues mais visualizações. Eu consegui ativar os Rich Pins do meu blog através deste artigo da Elaine Gaspareto.

Guarda este Pin!

como-usar-pinterest-para-blog-crescer

Utiliza Pinterest SEO

Tal como o Goolge, o Pinterest também é um motor de busca, por isso é importante que usemos técnicas para optimizar a nossa conta no Pinterest. Nesse sentido o uso das palavras-chave é essencial. Então onde é que devemos utilizar as palavras-chave no Pinterest? Eu diria sempre que pudermos!

Podes e deves usar palavras-chave no nome e na descrição da tua conta, nos nomes e descrições dos teus álbuns, e nos títulos e descrições dos teus pins. Também podes usar hashtags com as palvras-chaves nas descrições dos álbuns e dos pins. Eu também tenho o cuidado de usar palavras-chave no nome de ficheiro dos pins, ou seja em vez de deixar o nome do ficheiro como pin2872.png eu altero para como-usar-pinterest-para-crescer-blog.png. Não posso dizer se faz assim tanta diferença ou não, mas eu vi essa dica uma vez e decidi pôr em prática. Como vês quando eu digo para utilizares palavras-chave sempre que puderes não estava a exagerar. 

Usa o Pinterest com frequência

A minha última dica não é uma dica de configuração mas é igualmente importante e trata-se da frequência com que usas o Pinterest. Para obteres os melhores resultados o ideal é usares o Pinterest diariamente para postar novos pins ou então para repostares pin antigos. Mesmo que não tenhas novos para postar ou repostar, guarda pins de outros utilizadores mas não deixes de usar a plataforma. O Pinterest gosta de utilizadores que são bastante activos na plataforma. Se vires que não consegues manter uma rotina de postagem diária podes usar a opção de agendamento que o próprio Pinterest oferece ou podes optar por usar uma plataforma de agendamento de postagens como o Tailwind.

Estas são apenas algumas dicas que podes colocar em prática agora para tirar mais partido do Pinterest e conseguires que o teu blog tenha bastante tráfego. É claro que o Pinterest é uma plataforma digital que está sempre a ser actualizada e a sofrer alterações no seu algoritmo. Mas se quiseres torna-te um expert no Pinterest clica aqui e conhece o curso Pinterest Boss que além de te ajudar a colocar em prática as técnicas que eu citei, também vai dar-te a conhecer as atualizações do algoritmo do Pinterest e novas técnicas para usares todas as funcionalidades da plataforma a teu favor.

  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

0 comentários