Avançar para o conteúdo principal

Como ganhar dinheiro com um Blog

como-ganhar-dinheiro-com-blog

Quase todas as pessoas que usam a Internet já encontraram, em algum momento, um blog. Aliás, esta página que estás a ler neste momento faz parte do blog Top Empreendedoras! A maioria das pessoas sabe o que é um blog. Mas há muitas pessoas que desconhecem que um blog pode ser uma excelente forma de rendimento. Neste artigo vamos ver o que é um blog, como podes criar um blog, quais são os benefícios de teres um blog, e o mais importante: como podes ganhar dinheiro com um blog!

O que é um blog

Os blogs podem ser considerados diários digitais, onde cada escritor regista tudo o que lhe vem à mente. Normalmente os blogs são escritos num tom mais informal e são lidos como se o escritor estivesse a ter uma conversa amigávél com os seus leitores. 

Os blogs podem ser divididos essencialmente em duas categorias: os blogs pessoais e os blogs profissionais. Os blogs pessoais são mais do género diário, onde os escritores falam sobre os seus gostos, as suas experiências, o seu dia-a-dia, etc. Um blog pessoal tem como principal objectivo a partilha e troca de experiências com outras pessoas. No fundo é mais um hobbie!

Os blogs profissionais têm um carácter mais informativo e de partilha de conhecimentos dentro de uma determinada área. Por exemplo o Top Empreendedoras é um blog profissional dentro das áreas do empreendedorismo digital, empreendedorismo feminino, trabalho online e negócios online. Geralmente o blog profissional, além da partilha de informação, tem como objectivo gerar algum tipo de rendimento ao seu escritor.

É claro que há muitas pessoas que transformam blogs pessoais em blogs profissionais, e não há problema nenhum em fazê-lo. Mas se queres que o teu blog se torne uma forma de rendimento é importante que deixes de o encarar apenas como um hobbie mas sim como um negócio.

Como criar um blog

A maneira mais fácil de criar um blog é através de um serviço comercial gratuito, como o Blogger, o Wordpress.com, ou o Wix. Tudo o que precisas fazer é abrir uma conta num destes serviços, escolher um dos layouts (aspecto e estrutura do blog) gratuitos que a plataforma disponibiliza, e começar a blogar.

Por hospedarem gratuitamente o teu blog, este tipo de serviço gratuito não oferece um dominio personalizado para o teu blog, ou seja, o endereço do teu blog será do género www.OMEUBLOG.WIX.com. Para quem tem um blog pessoal o tipo de dominio não tem grande importancia. Mas se queres criar um blog profissional ou tornar o teu blog pessoal um blog profissional convém que tenhas um domínio personalizado do género www.OMEUBLOG.com. 

Se o teu objectivo é criar um blog profissional com o qual possas ganhar dinheiro o ideal é que faças um Plano Estratégico para o teu blog. Este plano vai ajudar-te a definir o assunto, ou nicho sobre o qual vais escrever, definir objectivos para o teu blog e delinear as estratégias para alcançar esses objectivos. Além disso, com um plano estratégico tu vais saber exatamente o que tens que fazer sempre que te sentares no computador para trabalhar no teu blog.

Dicas para fazer com o teu blog se destaque:

1. Pensa no teu público

Mesmo que o teu blog seja um blog pessoal, ainda assim, se queres que a pessoas se interessem pelo teu blog convém pensar no que os teus leitores gostariam de ler. E isso é ainda mais importante se o teu blog for um blog profissional. 

Afinal, de nada serve escreveres um blog se ninguém o ler. Se tiveres dificuldade em saber o que o teu público gostaria de ler podes usar uma ferramenta que eu utilizo muito quando estou com dúvidas sobre o que escrever que é o site Answer the Public

Este site ajuda-te a saber o que as pessoas no teu país procuram no Google sobre um determinado tema. Escreveres artigos que respondam às questões que as pessoas pesquisam na Internet é uma forma de garantires que as pessoas conheçam o teu blog e que tenhas mais visitas no blog. 

2. Uma imagem fala mais que mil palavras

Para tornares a experiência de navageção pelo teu blog ainda mais interessante, é bom que coloques algumas imagens relacionadas com o tema dos teus artigos. As imagens, além de ajudarem a reforçar as ideías que queres transmitir, também fazem uma "quebra" na leitura de modo a se tornar muito monótona. Isso não significa necessariamente que tenha que colocar uma foto tua. 

O ideal (até por questões de direitos de autor) é usares imagens de bancos de imagens online. Existem os bancos de imagens que fornecem imagens gratuitas, mas que podes encontrar estas imagens noutros sites ou blogs pela internet, ou se quiseres algo mais exclusivos podes comprar as imagens para usares no teu blog em bancos de imagens pagas.

Os meus bancos de imagens preferidos são o Unsplash e o Pixabay mas existem muitos outros.

3. Cria blogs que resolvam problemas

Especialmente quem quer criar um blog profissional e ganhar donheiro com o blog o ideal é criar um blog que ofereça ajuda na resolução de algum tipo de problema que os teus leitores tenham. E a resolução do "problema" pode vir através da informação que o teu blog contenha, da recomendação de um serviço ou da venda de um produto. Blogs que resolvem problemas tem mais possiblidades de gerar rendimentos do que os blogs de entretinimento.

4. Evita criar blogs complicados e pouco intuitivos

Torna o teu blog o mais acessível possível para o público em geral. Tenta não usar palavras muito técnicas e pomposas, a não ser que o teu público-alvo sejam pessoas que já conhecem esses termos mais técnicos. Lembre-te que a maioria das pessoas que usa a Internet procura respostas rápidas e práticas. Por isso o melhor é criares um blog fácil de utilizar e com informação clara e objectiva.

5. Torna o teu blog mais interativo

Tanto quanto possível torne o teu blog interativo. Podes fazer isso por colocar alguns vídeos ou áudios que complementem o conteúdo do teu blog. Também deves de colocar uma área para comentários ou algum feedback dos teus leitores. Desta forma, podes obter algumas impressões ou reações de outras pessoas ao teu blog que te podem ajudar a melhorar o teu blog ou a abordar os temas que os teus leitores querem ler. Se interagires com os teus leitores por responderes aos comentários que eles deixam, a probabilidade deles voltarem ao teu blog é maior. 

Guarda este Pin!



Como ganhar dinheiro com o Blog

Existem 4 maneiras principais de ganhar dinheiro com um blog: Googles Adsense, Marketing de Afiliados, Venda de Produtos Digitais e Posts Patrocinados. Podes optar por usar apenas algumas destas estratégias de acordo com o que achares que faz mais sentido para o teu blog. Mas se quiseres rentabilizar ao máximo o teu blog não há nada que te impeça de usares todas elas. 

Google Adsense - É talvez a forma mais conhecida de rentabilizar um blog. O Google Adsense é um programa de afiliados onde permites que a Google use o teu blog para exibir anuncios publicitários. Cada vez que alguém clicar na publicidade que estiver no teu blog tu ganhas uma comissão. 

Marketing de Afiliados - No Marketing de Afiliados tu usas o teu blog para divulgar links para produtos ou serviços de terceiros. Estes produtos ou serviços tanto podem ser físicos como digitais. Cada vez que alguém faz uma compra através do teu link de recomendação tu ganhas uma comissão pela venda. 

Venda de Produtos Digitais - Outra forma de ganhares dinheiro com o blog é por criares e divulgares o teus próprios produtos digitais. Estes produtos podem ser: Cursos digitais, mentorias on-line, e-books, planners, planilhas, templates,  podcasts, etc. Se tens bons conhecimentos num determinada área pode rentabilizar esse conhecimento através deste produtos digitais e usar o teu blog para os divulgares.

Posts Patrocianados - Quando as marcas ou empresas entram em contacto contigo e oferecem um determinado valor para divulgares os produtos ou serviços deles num post no teu blog. Algumas marcas permitem que sejas tu a criar o post, outras enviam já o artigo pronto e tu só tens que revisar a adaptar ao teu estilo de escrita. 

Benefícios de ter um Blog

Ter um blog, principalmente um blog profissional, pode ter muitos benefícios. Além de "educares" os teus leitores, alguns dos benefícios de ter um blog são:

  •  O tom familiar do blog cria uma janela para que os leitores vejam que há uma pessoa real por trás do teu site. A internet é um meio de venda impessoal, mas a natureza pessoal dos blogs cria um elemento de confiança e lealdade do cliente à tua marca.
  • Ao compartilhares o teu valioso conhecimento, estás a dar aos teus leitores/clientes um motivo para ficar e voltar. É um fato comprovado que quanto mais tempo um usuário passa num site, maior é a probabilidade de ele comprar algo. Quanto mais os teus leitores retornam ao teu blog, mais aumentas as tuas vendas.
  • Obtenhes um feedback sobre seus produtos, sobre o teu blog e sobre o teu atendimento ao cliente. Ao permitires que os teus leitores/clientes deixem comentários descubres que mudanças eles gostariam de ver ou que produtos eles gostariam que vendesses. 
Se ainda não tens um blog espero que este artigo tenha ajudado a ver que não tens nada a perder em criares um blog. Muito pelo contrário só tens a ganhar! Mas se ainda tiveres dúvidas procura no Google por "bloggers income report" e vê quanto é que podes ganhar co um blog. Essa pesquisa foi uma das coisas que me ajudou a tomar a decisão de criar o Top Empreendedoras. 

Digam-me no comentários se acham que ainda a vale a pena criar um blog em 2020.

Mensagens populares deste blogue

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Embora a Internet seja cada vez mais utilizada como um meio de trabalho através de casa, ainda há quem prefira desenvolver outro tipo de actividades que não estejam diretamente relacionadas com o mundo virtual. E sim, isso é possível. Vamos falar sobre algumas delas neste artigo.

Para não se esquecer destas sugestões, guarde esta imagem no Pinterest


Pare e pense! Tem algum quarto ou espaço na sua casa que pode ser transformado num atelier ou escritório caseiro? Se a resposta é afirmativa então há um leque variado de actividades que pode desenvolver nesse espaço:
ContabilidadeConsultas WorkshopsExplicações EscolaresAulas de Música/ Pintura/ Costura/ Etc..Atelier de Artesanato / CosturaGabinete de EstéticaConsultoria/Revenda de BelezaOrganizadora de EventosPetsitting ou Grommer (canina)
É claro que antes de avançar para um projecto desse tipo convém avaliar os custos e as suas possibilidades no momento. Podem estar envolvidas algumas obras de melhoria do espaço ou então a aquisição de ma…

Como trabalhar como Assistente Virtual

Se procuras formas de trabalhar em casa, com horários flexíveis, e com um bom rendimento, então trabalhar como Assistente Virtual (AV) pode ser a escolha indicada para ti.
Talvez te estejas a perguntar, o que é uma Assistente Virtual? Neste artigo, vou explicar não só o que é uma Assistente Virtual, mas também que tipo de serviços podes oferecer como AV, o que precisas para ter tornares uma AV e quanto podes ganhar.
O que é uma AV?Uma Assistente Virtual é uma pessoa que presta serviços de apoio a uma empresa, empreendedor ou marca. Como o nome indica estes serviços são prestados de forma remota (ex: a partir de casa) e são geralmente pagos à hora. 
É claro que este tipo de trabalho a partir de casa só é possível devido à evolução tecnológica, que permite que qualquer pessoa que tenha uma ligação à Internet e use o armazenamento na nuvem, preste uma variedade de serviços digitais para empresas sem ter que estar nos seus escritórios físicos.
Que tipo de serviços presta uma Assistente Digita…

Como encontrar o meu nicho e o meu público-alvo

A maioria dos especialistas em marketing dizem que precisas escolher um nicho e um público-alvo. Mas sabes porquê?
Pensa no seguinte exemplo: se tu estiveres a ter uma conversa com um total desconhecido, como é que sabes sobre o que deves falar? A menos que consigas encontrar um ponto em comum, a conversa provavelmente terá vida curta.
Como nenhum de vocês conhece o outro, é preciso encontrar uma maneira de estabelecer uma conexão para se envolverem na conversa.
O mesmo acontece no marketing. Tu precisas criar uma conexão com o teu público, se quiseres que ele preste atenção e fique por perto para descobrir qual é o teu produto ou serviço.
E, para criar essa conexão, tu precisas saber algo sobre eles. Precisas saber que problemas eles têm e como é que podes ajudar a resolver esses problemas. Basicamente, tu precisas ouvi-los e entendê-los.
É por isso que é tão importante escolher um nicho e um público-alvo claramente definido. Depois de escolheres um grupo distinto de pessoas que tu …