Avançar para o conteúdo principal

Como ganhar dinheiro com o Youtube

como-ganhar-dinheiro-com-youtube

Se és uma utilizadora activa da Internet é difícil ainda não teres ouvido falar no Youtube. Apesar do Youtube ter uma grande popularidade, existem muitas pessoas que ainda não sabem exactamente como é que a plataforma funciona. Se tu és uma dessas pessoas estás no sitio certo. Neste artigo eu vou explicar o que é o Youtube, como é que a plataforma funciona e o mais importante: como é que podes ganhar dinheiro com o Youtube!

O que é o Youtube?

O YouTube é conhecido como um site de vídeos online. Os sites de vídeos são sites que permitem que os utilizadores da Internet façam, carreguem e compartilhem os seus vídeos com outros internautas. Muitos dos vídeos que encontras no YouTube são vídeos caseiros, feitos por pessoas comuns. Os vídeos são transmitidos por streaming, o que permite um rápido carregamento e reprodução dos mesmos.

Como é que o Youtube funciona

O melhor do YouTube é sem dúvida o facto de ser um serviço gratuito. Há um número muito grande de sites de vídeos online e todos eles funcionam de maneiras diferentes. Falando em uso, existem muitos sites online que cobram para te tornares um membro e outros que cobram para assistires a certos vídeos. 

Já o YouTube é totalmente gratuito. Tu podes não apenas assistir a vídeos feitos por terceiros, mas também podes fazer os teus próprios vídeos e ter acesso a vários recursos diferentes do YouTube, sem ter que pagar rigorosamente nada.

O Youtube é um site muito fácil de utilizar até mesmo para quem nunca o usou. Na página principal do YouTube podes começar por pesquisar os vídeos que queres assistir por escreveres uma palavra-chave na barra de pesquisa. Para assistires aos vídeos, não precisas necessariamente ter uma conta no site, mas é aconselhável. 

Podes criar uma conta totalmente gratuita no Youtube, e quando te registas no site, passas a poder guardar os teus vídeos favoritos, avaliá-los, deixar comentários e muito mais. Além disso, depois de te registares poderás fazer os teus próprios vídeos e enviá-los para o site.

Como criar um Canal no Youtube

Para criares uma conta no Youtube apenas precisas de ter uma conta de e-mail do Google (Gmail). Mas para começares a publicar os teus próprios vídeos precisas de criar um Canal no Youtube. Um canal é como que um espaço "teu", onde estão armazenados todos os vídeos que publicas na plataforma. 

Se as pessoas gostarem dos teus vídeos elas têm a opção de se inscreverem no teu canal gratuitamente para seguirem o teu trabalho dentro do Youtube e também para serem avisadas sempre que publicas um video novo.

Para criares o teu canal no Youtube basta seguires os seguintes passos:

Quando entras no site do Youtube (www.youtube.com) encontras no canto superior direito a opção "INICIAR SESSÃO". 


Depois de iniciares a sessão com a tua conta de e-mail do Google, no canto superior direito aparece uma bola com a fotografia que tens associada à conta do Gmail, ou caso não tenhas nenhuma foto associada aparece apenas uma bola com a inicial do teu nome, conforme mostra a imagem. Tens que clicar em cima dessa bola para surgir a opção "CRIAR UM CANAL".



Quando clicas em "Criar um canal" surge um quadro que indica que vais dar inicio à criação do teu canal, nesse quadro tens que clicar em "COMEÇAR". Depois o Youtube vai questionar que tipo de canal é que tu pretendes criar, se um canal com o teu nome ou um canal personalizado com o nome de uma marca ou outro nome que queiras. 


Se seleccionares "Utilize o seu nome" passas para a página de configuração do canal, e o Youtube cria um canal com o nome que tens registado na tua conta de e-mail da Google e caso tenhas uma foto associada à conta Google essa foto vai ser a tua foto de perfil no Youtube também. 

Se seleccionares "Utilize um nome personalizado" surge um caixa para colocares o nome que escolheste para o teu canal e só depois passas para a página de configuração.



Quando chegas a esta página o teu canal já foi criado com o nome que escolheste, e o Youtube pede apenas que faças algumas configurações ao teu canal, como escolheres ou alterares a imagem de perfil, escreveres uma descrição para o canal e adicionares os links que queiras associar ao teu canal como o link de um site ou blog, caso tenhas, ou os links para as tuas redes sociais. Se preferires podes fazer essas configurações mais tarde.



Quando escolhes "Configurar mais tarde", voltas à página inicial do Youtube. Se carregares na bola com a foto de perfil, no canto superior direito, vais ver que já aparece a opção "O SEU CANAL", clica nessa opção.


Esta é a página inicial do teu canal, que neste momento ainda está em branco porque ainda não enviaste nenhum video para o teu canal e também ainda não personalizaste o teu canal. Para personalizares ou seja colocares uma imagem de perfil e na capa do teu canal basta clicares em "PERSONALIZAR CANAL".

É aconselhável personalizares logo o teu canal para que as pessoas tenham mais interesse em ver os teus vídeos. Mas se quiseres deixar a personalização para depois, podes começar já a publicar videos, basta clicares em "CARREGAR VÍDEO" e seguires os passos para publicares o teu 1º video no Youtube.

Material para começar um canal no Youtube

Muitas pessoas acham que para começar um canal no Youtube precisam de investir numa câmara de filmar XPTO, num bom equipamento de iluminação, microfones de alta qualidade, e mais uma data de coisas. É verdade que muitos Youtubers mostram esse tipo de equipamentos quando são questionados sobre o tipo de material que usam para gravar videos.

E quando o teu canal começar a render algum dinheiro tu também podes fazer um investimento em material mais profissinal. Mas para começar podes optar por usar a câmara traseira do teu smartphone (na horizontal de preferência). Tenta gravar num lugar onde exista boa luz natural, e pouco ruído. Muitas pessoas que hoje são grandes Youtubers começaram a gravar desta forma. O importante é começar!

Para editares os teus videos podes usar o programas de edição que os computadores já trazem, Windows Movie Maker no caso dos Windows, e iMovie no caso dos  Mac. Caso não tenhas um computador também já existem muito bons programas de edição para smartphones.

Guarda este Pin!

como-ganhar-dinheiro-com-youtube

Como ganhar dinheiro com o Youtube

As maneiras de ganhar dinheiro com um canal de Youtube são muito idênticas às maneiras de ganhar dinheiro com um blog, apenas com algumas diferenças. No Youtube podes ganhar dinheiro por:

  • Progama de Parceiros do Youtube - O programa de parceiros do Youtube é o Google Adsense do Youtube. Quando te tornas parceiro, o Youtube começa a usar os teus videos para passar publicidade. Tu recebes uma comissão pelas visualizões que essa publicidade recebe. Mas para seres parceiro do Youtube existem 2 requisitos: Teres 1000 inscritos e teres no minimo 4.000 horas visualizadas no teu canal no últimos 12 meses.
  • Marketing de Afiliados - Podes usar os teus videos para divulgar produtos ou serviços aos quais estás afiliado. Por exemplo podes fazer review de um produto ou serviço e depois colocar o teu link de afiliado na descrição do video para que as pessoas possam comprar através desse link.
  • Videos patrocinados - Também podes ganhar dinheiro por fazeres videos patrocinados. Muitas vezes as marcas contactam Youtubers com um bom número de seguidores para fazer videos sobre os seus produtos e pagam bem por esse tipo de videos.
  • Vender os teus produtos ou serviços - Também podes usar o Youtube para promover os teus produtos digitais ou serviços. Muitos Youtubers que se tornam autoridades dentro dos seus nichos, conseguem vender facilmente os produtos digitais (ou físicos) que criam como e-books, planners, planilhas, curso on-line, etc.
  • Vender merchandising - Outra maneira de fazeres dinheiro com o Youtube é por venderes merchandising do teu canal. Se o teu canal já se tornou uma referência, se tens uma frase ou frases que as pessoas associam a ti ou simplesmente criaste uma marca relacionada com o teu nicho, podes usar o teu canal para vender t-shirts, camisolas, bonés, canecas e outro tipo de coisas com a tua marca. Este processo é facilitado pela empresa Teespring que agora é parceira do Youtube. A Teespring faz a impressão da tua marca ou design nos produtos que escolheres, divulga no site deles e envia para os teus clientes quando alguém faz uma compra. Tu só tens que enviar a imagem para imprimir e definir o valor que cada produto terá. A Teespring retira os custos de produção, e tu ficas com a diferença. 

Como ter um canal de sucesso no Youtube

Não há uma formula mágica para fazer dinheiro online, seja no Youtube ou de qualquer outra forma que já mencionei aqui no blog. Por isso o primeiro passo para teres sucesso é exatamente entenderes que ter um canal de sucesso leva tempo e exige muito esforço da tua parte. 

Por isso não podes desistir se não tiveres os resultados que pretendes logo nos primeiros meses. Ainda assim é possível teres um canal de sucesso e ganhares um bom dinheiro com um canal no Youtube. Para seres bem-sucedida/o no Youtube é importante que:

- Sejas Consistente - Se queres ter sucesso nesta plataforma não podes publicar um video simplesmente quando te apetece. Ser consistente não significa que tens que publicar muitos videos. Tens apenas que definir os dias em que vais publicar e realmente cumprires.  Ser consistente na publicação é bom porque  além dos inscritos do teu canal já ficarem à espera do novo video, o Youtube também percebe que és regular e há mais probabilidade de recomendar os teus videos.

- Optimizes os teus videos - Optimizares os videos significa facilitares não só com que as pessoas encontrem os teus videos, mas também que o Youtube recomende os teus videos nas pesquisas. Podes fazer isso por usar palavras-chaves relacionadas com os teus videos em três lugares essenciais: no título do vídeo, na descrição do vídeo e nas tags do video. Outra forma de optimizares o teu video é por colocares um ecrã final a sugerir outros videos do canal e por adicionares cartões durante o video que sugiram outros videos ou listas de reprodução do teu canal.

- Analises os dados analíticos do canal - Este é um passo que a grande maioria das pessoas ignora mas na realidade é extremamente importante. Os dados analíticos indicam os videos mais vistos, quantos minutos as pessoas assistem do teu video, em que momento abandonam o video, quais as principais fontes de tráfego, quais os principais termos de pesquisa, e muitos outros dados que te podem ajudar a perceber o que tens que melhorar nos teus videos e em que tipo de videos tens de apostar para que o teu continue a crescer.

Espero que este post tenha ajudado a tirar todas as dúvidas que tinhas acerca do Youtube e de como torná-lo uma forma de renda. E estamos a falar de uma forma de renda totalmente passiva, ou seja, uma vez que os teus videos estejam online e a render dinheiro tu não precisas de fazer rigorosamente mais nada, eles vão continuar a render dinheiro enquanto estiverem publicados ou enquanto o Youtube existir. Por isso se pretendes ganhar dinheiro online deves de considerar seriamente criar um canal no Youtube.

Mensagens populares deste blogue

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Embora a Internet seja cada vez mais utilizada como um meio de trabalho através de casa, ainda há quem prefira desenvolver outro tipo de actividades que não estejam diretamente relacionadas com o mundo virtual. E sim, isso é possível. Vamos falar sobre algumas delas neste artigo.

Para não se esquecer destas sugestões, guarde esta imagem no Pinterest


Pare e pense! Tem algum quarto ou espaço na sua casa que pode ser transformado num atelier ou escritório caseiro? Se a resposta é afirmativa então há um leque variado de actividades que pode desenvolver nesse espaço:
ContabilidadeConsultas WorkshopsExplicações EscolaresAulas de Música/ Pintura/ Costura/ Etc..Atelier de Artesanato / CosturaGabinete de EstéticaConsultoria/Revenda de BelezaOrganizadora de EventosPetsitting ou Grommer (canina)
É claro que antes de avançar para um projecto desse tipo convém avaliar os custos e as suas possibilidades no momento. Podem estar envolvidas algumas obras de melhoria do espaço ou então a aquisição de ma…

Como trabalhar como Assistente Virtual

Se procuras formas de trabalhar em casa, com horários flexíveis, e com um bom rendimento, então trabalhar como Assistente Virtual (AV) pode ser a escolha indicada para ti.
Talvez te estejas a perguntar, o que é uma Assistente Virtual? Neste artigo, vou explicar não só o que é uma Assistente Virtual, mas também que tipo de serviços podes oferecer como AV, o que precisas para ter tornares uma AV e quanto podes ganhar.
O que é uma AV?Uma Assistente Virtual é uma pessoa que presta serviços de apoio a uma empresa, empreendedor ou marca. Como o nome indica estes serviços são prestados de forma remota (ex: a partir de casa) e são geralmente pagos à hora. 
É claro que este tipo de trabalho a partir de casa só é possível devido à evolução tecnológica, que permite que qualquer pessoa que tenha uma ligação à Internet e use o armazenamento na nuvem, preste uma variedade de serviços digitais para empresas sem ter que estar nos seus escritórios físicos.
Que tipo de serviços presta uma Assistente Digita…

Como encontrar o meu nicho e o meu público-alvo

A maioria dos especialistas em marketing dizem que precisas escolher um nicho e um público-alvo. Mas sabes porquê?
Pensa no seguinte exemplo: se tu estiveres a ter uma conversa com um total desconhecido, como é que sabes sobre o que deves falar? A menos que consigas encontrar um ponto em comum, a conversa provavelmente terá vida curta.
Como nenhum de vocês conhece o outro, é preciso encontrar uma maneira de estabelecer uma conexão para se envolverem na conversa.
O mesmo acontece no marketing. Tu precisas criar uma conexão com o teu público, se quiseres que ele preste atenção e fique por perto para descobrir qual é o teu produto ou serviço.
E, para criar essa conexão, tu precisas saber algo sobre eles. Precisas saber que problemas eles têm e como é que podes ajudar a resolver esses problemas. Basicamente, tu precisas ouvi-los e entendê-los.
É por isso que é tão importante escolher um nicho e um público-alvo claramente definido. Depois de escolheres um grupo distinto de pessoas que tu …