Avançar para o conteúdo principal

Look Empreendedora #1

5 Melhores fontes de tráfego grátis para o teu blog

5-melhores-formas-de-tráfego-grátis-para-blog

Quem pretende ganhar dinheiro com um blog sabe que a quantidade de tráfego ou visualizações que o blog gera é essencial. Quanto maior for o tráfego mais dinheiro tu podes ganhar, quer seja pelas visualizações de publicidade quer seja pela compra de produtos que vendes através do teu blog. Mas ter um blog com muito tráfego não é fácil, principalmente para os blogs que estão a começar agora.

Existem dois tipos de tráfego: o tráfego pago e o tráfego orgânico. O tráfego pago, como o nome indica é o tráfego que tu consegues quando pagas para divulgar o teu blog através de anúncios. As principais fontes de tráfego pago são o Facebook Ads e o Google Ads, mas também existem outras. O tráfego orgânico, é o tráfego gratutito que pode surgir através dos motores de busca, por exemplo. Como é natural o tráfego orgânico é o que todos nós desejamos ter, mas também é o mais dificíl de conseguir.

No artigo anterior destaquei algumas dicas e técnicas que podes usar para aumentar o número de visualizações do teu blog/site. Neste artigo vou partilhar contigo algumas formas gratuitas de divulgares o teu blog/site de forma a conseguires mais tráfego. Entre estas formas vou divulgar aquela que tem sido a minha maior fonte de tráfego aqui no Top Empreendedoras e que me fez ter seis vezes mais visulizações no blog de um mês para o outro.

Botões de Partilha

Uma maneira de conseguires mais tráfego no teu blog é por permitires que os teus artigos sejam partilhados por quem os lê. Para isso é importante teres os botões de partilha nas redes sociais bem à vista dos teus leitores. Dessa forma, sempre que alguém gostar de um artigo teu pode partilhá-lo com outros nas suas redes sociais e atrair novos visitantes para o teu blog.

Facebook

Apesar de não ser uma das melhores fontes de tráfego que existe, o Facebook continua a ter milhões de utilizadores. Por isso se partilhares os teus artigos no Facebook ainda podes gerar um bom número de visualizações. Eu decidi não criar nenhuma página para o meu blog no Facebook porque preferi concentrar-me apenas numa rede social que é aquela que na realidade traz melhores resultados em termos de tráfego para blogs. Ainda assim, sempre que tenho artigos novos eu publico-os em alguns grupos no Facebook dedicados a bloggers e estes trazem-me sempre algumas visualizações.

Quora

Eu já uso o Quora há algum tempo mas nunca tinha olhado para este site como uma possível fonte de tráfego para o blog, mas estava errada. O Quora é um site de perguntas e respostas. Quando te inscreves no Quora podes definir as categorias que mais te interessam e passas a receber perguntas relacionadas com essas categorias. Qualquer utilizador pode colocar perguntas ou dar as respostas. E aí é que está o segredo! 

Se vires que existe alguma pergunta relacionada com o nicho do teu blog/site, podes responder a essa pergunta e no fim deixar um link para um artigo no teu blog que explore o tema em questão. Dessa forma não só a pessoa que colocou a pergunta pode visitar o teu blog, mas também todos os que seguem esse categoria.

Medium

O Medium é uma plataforma que funciona como uma espécie de blog comunitário, ou seja qualquer pessoa pode criar uma conta no Medium e escrever artigos sobre qualquer tema. O Medium é óptimo para quem gosta de escrever e partilhar pensamentos e opiniões mas não pretende ter o trabalho de criar um blog indivual. 

Por outro lado o Medium também é óptimo para quem já tem um blog e quer direcionar algum do tráfego desta paltaforma para o seu próprio blog. Tal como no Quora, no Medium podes escrever artigos relacionados com o nicho do teu blog, e deixar um link para um artigo do teu blog que aprofunde mais o tema em questão.

Guarda este Pin!

5-melhores-formas-de-tráfego-grátis-para-blog

Pinterest

Chegámos finalmente àquela que para mim é sem dúvida a melhor fonte de tráfego grátis para blogs - o Pinterest! O Pinterest é um motor de busca tal como o Google, com a diferença que é uma busca feita através de imagens. É possível que já tenhas usado o Pinterest à procura de inspirações para decoração ou em busca de receitas. Durante muito tempo eu também só usava o Pinterest com esse objectivo. Aliás, na minha conta pessoal no Pinterest eu tenho álbuns imensos de decoração, que foram uma grande ajuda quando eu mudei de casa.

Mas quando eu decidi criar o blog percebi que o Pinterest também me podia ajudar a conseguir mais tráfego para o meu blog. Aliás o Pinterest é a única plataforma online que tem como objectivo encaminhar os utilizadores para links externos. Basta criares uma imagem chamativa, nas dimensões corretas, relacionada com um artigo do teu blog, associares o link que encaminha para esse mesmo artigo e publicares num dos teus álbuns. Estas imagens são chamadas de Pins! Podes criar quantos Pins quiseres, associá-los a vários artigos diferentes e organizá-los em álbuns. Quantos mais Pins criares mais tráfego vais conseguir levar para o teu blog. 

Eu já tenho este blog deste de 2019 mas só em Janeiro de 2020 é que comecei a publicar mais conteúdo. Nos primeiros meses ainda consegui publicar com alguma regularidade mas depois tive um contratempo que deixou o blog parado até Agosto. Em Agosto quando recomecei a publicar no blog, comecei também a usar o Pinterest como fonte de divulgação. As imagens que se seguem mostram como é que de Julho para Agosto o número de visualizações no blog aumentou 6 vezes!






E como podem ver o gráfico continua a subir. Eu sei que os meus números ainda são bem pequenos, mas lembra-te que todos aqueles que hoje são grandes bloggers começaram do zero. Eu tenho a certeza que o meu blog vai crescer muito, e sei que tu que estás agora a começar também podes ter um blog de sucesso. 

Espero que estas dicas te ajudem a aumentar o tráfego do teu blog. Se já utilizas alguma destas fontes de tráfego partilha nos comentários quais as que funcionam melhor no teu caso e ajuda-me a inspirar outros. 

Mensagens populares deste blogue

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Embora a Internet seja cada vez mais utilizada como um meio de trabalho através de casa, ainda há quem prefira desenvolver outro tipo de actividades que não estejam diretamente relacionadas com o mundo virtual. E sim, isso é possível. Vamos falar sobre algumas delas neste artigo.

Para não se esquecer destas sugestões, guarde esta imagem no Pinterest


Pare e pense! Tem algum quarto ou espaço na sua casa que pode ser transformado num atelier ou escritório caseiro? Se a resposta é afirmativa então há um leque variado de actividades que pode desenvolver nesse espaço:
ContabilidadeConsultas WorkshopsExplicações EscolaresAulas de Música/ Pintura/ Costura/ Etc..Atelier de Artesanato / CosturaGabinete de EstéticaConsultoria/Revenda de BelezaOrganizadora de EventosPetsitting ou Grommer (canina)
É claro que antes de avançar para um projecto desse tipo convém avaliar os custos e as suas possibilidades no momento. Podem estar envolvidas algumas obras de melhoria do espaço ou então a aquisição de ma…

Como trabalhar como Assistente Virtual

Este artigo contém links de afiliado, o que quer dizer que eu posso receber uma comissão caso faças alguma compra através destes links. No entanto isto não acarreta nenhum custo adicional para ti, apenas apoias o nosso trabalho de produção de conteúdo para o Top Empreendedoras!
Se procuras formas de trabalhar em casa, com horários flexíveis, e com um bom rendimento, então trabalhar como Assistente Virtual (AV) pode ser a escolha indicada para ti.
Talvez te estejas a perguntar, o que é uma Assistente Virtual? Neste artigo, vou explicar não só o que é uma Assistente Virtual, mas também que tipo de serviços podes oferecer como AV, o que precisas para ter tornares uma AV e quanto podes ganhar.
O que é uma AV?Uma Assistente Virtual é uma pessoa que presta serviços de apoio a uma empresa, empreendedor ou marca. Como o nome indica estes serviços são prestados de forma remota (ex: a partir de casa) e são geralmente pagos à hora. 
É claro que este tipo de trabalho a partir de casa só é possível de…

Como ganhar dinheiro com o Youtube

Se és uma utilizadora activa da Internet é difícil ainda não teres ouvido falar no Youtube. Apesar do Youtube ter uma grande popularidade, existem muitas pessoas que ainda não sabem exactamente como é que a plataforma funciona. Se tu és uma dessas pessoas estás no sitio certo. Neste artigo eu vou explicar o que é o Youtube, como é que a plataforma funciona e o mais importante: como é que podes ganhar dinheiro com o Youtube!O que é o Youtube?O YouTube é conhecido como um site de vídeos online. Os sites de vídeos são sites que permitem que os utilizadores da Internet façam, carreguem e compartilhem os seus vídeos com outros internautas. Muitos dos vídeos que encontras no YouTube são vídeos caseiros, feitos por pessoas comuns. Os vídeos são transmitidos por streaming, o que permite um rápido carregamento e reprodução dos mesmos.Como é que o Youtube funcionaO melhor do YouTube é sem dúvida o facto de ser um serviço gratuito. Há um número muito grande de sites de vídeos online e todos eles…