Avançar para o conteúdo principal

O que é o Marketing Multinível e quais são as suas vantagens?

o-que-é-o-marketing-multinível

É quase impossível falar sobre trabalho em casa, sem falar sobre o Marketing Multinível. Eu sei que este assunto pode ser muito polémico, sei que há pessoas que fogem assim que ouvem falar em Marketing Multinível, mas também sei que existe muita desinformação sobre o tema.

Neste artigo vou ajudar-te a entender exatamente o que é o Marketing Multinível, e porque é que não o deves descartar totalmente como forma de trabalho em casa.

O que é o Marketing Multinível

O Marketing Multinível (MMN), também conhecido como Marketing de Rede ou Venda Direta, é um modelo comercial de distribuição de produtos ou serviços. 

Vou dar-vos um exemplo. Suponhamos que eu tenho uma marca de barras de sabão. Em vez de optar por vender uma grande quantidade de barras de sabão a grandes distribuidoras como super e hiper mercados, eu posso optar por implementar um sistema de Venda Direta.

No sistema de Venda Direta, qualquer pessoa pode tornar-se distribuidor das minhas barras de sabão. Eu vendo as barras de sabão diretamente aos distribuidores a um preço competitivo, e os distribuidores revendem-nas a um valor ligeiramente superior para obterem a margem de lucro deles.

É claro que, é do meu interesse como produtora das barras de sabão ter o maior número de distribuidores a trabalhar para mim, porque quantas mais pessoas revenderem as minhas barras de sabão mais eu ganho. Então eu ofereço aos meus distribuidores a possibilidade de receberem um incentivo para que eles recrutem novos distribuidores.

Desse forma os meus distribuidores além de ganharem o lucro das suas vendas, ganham também uma comissão que varia consoante o número de novos distribuidores que eles consigam recrutar. Cada distribuidor cria assim uma rede ou sistema multinível através dos novos distribuidores que recruta, e que estes recrutam, e por aí fora.

Este é um modelo de negócio que é legal tanto em Portugal como em muitos outros países, e tem vindo a ser adotado por cada vez mais empresas. Eu tive o cuidado de destacar a palavra "possibilidade" num dos parágrafos anteriores porque esse é um dos aspectos que diferencia o Marketing Multinível dos muitos esquemas fraudulentos que usam o Marketing Multinível como fachada.

No Marketing Multinível o recrutamento de novos distribuidores é OPCIONAL, não é uma obrigatoriedade. Conforme já referi, o recrutamento é apenas uma possibilidade de os distribuidores ganharem mais algum dinheiro. No entanto, a fonte principal de lucro será sempre proveniente das vendas dos produtos ou serviços da empresa que representas.

Eu não vou aprofundar muito a questão das diferenças entre o verdadeiro MMN e os esquemas fraudulentos porque esse não é o objectivo deste artigo. Mas basta fazerem uma pesquisa básica no Google para encontrarem muita boa informação sobre o assunto.

Benefícios do Marketing Multinível

Ter um negócio Multinivel hoje em dia é muito mais fácil do que era antigamente. Com o surgimento das ferramentas electrónicas e outros dispositivos, juntamente com a Internet, o trabalho foi literalmente reduzido para metade.

Além de ser um negócio que pode ser altamente rentável, tem a vantagem de poder ser feito não só a partir de casa, como a partir de qualquer parte do mundo caso tens um smartphone e ligação à Internet!

Depois de um negócio de MMN estar estabelecido e em andamento, uma semana normal de trabalho pode exigir entre 3 a 5 horas de trabalho, para realizar apenas algumas tarefas que ajudarão a manter a tua rede a funcionar sem problemas. 

Não é preciso ser um cientista espacial para fazer uma rede funcionar. Mas também não existem fórmulas mágicas que tornem tudo muito mais fácil. 

Se achas que este artigo é bom para mostrar a alguém que tem dúvidas sobre o MMN, guarda esta imagem num album do Pinterest para o voltares a encontrar facilmente.




Como ser bem-sucedida no Marketing Multinível

A maneira mais eficaz para seres bem-sucedida é ler, estudar e aprender TUDO, sobre o teu negócio de MMN. Conhecer bem os produtos e/ou serviços da empresa que representas é essencial. Só assim saberás como usar os pontos fortes da marca a teu favor, e do teu negócio.

Por outro lado é importante que encares a tua entrada nessa empresa como um negócio, e não como um hobby. Lembra-te também que nada neste mundo é gratuito. Portanto é bom perceberes de antemão que vais gastar algum tempo e dinheiro. Qualquer negócio exige algum tipo de investimento para que possa mais tarde gerar lucro.

É bom que entendas também que os negócios de MMN não são fontes de dinheiro rápido e fácil. Foge de qualquer empresa de MMN que te ofereça lucros rápidos, muito elevados e com o mínimo do esforço. É um ESQUEMA!

Pesquisa bem a empresa e a forma de trabalho dela antes de te juntares, e junta-te apenas a empresas que vendam produtos ou serviços que tu gostes e nos quais vejas valor. Se tu vires valor naquele produto ou serviço vai ser mais fácil montares um negócio à volta daquele produto.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam há muitos beneficios no MMN. O investimento incial geralmente é bastante acessível, e podes criar um negócio lucrativo em poucos meses e que poderá continuar a dar lucros durante muitos anos. 

Portanto se queres ter uma fonte de renda extra enquanto trabalhas no teu trabalho full-time, deves considerar começar um negócio de MMN, quem sabe esse negócio não se vem a tornar a tua fonte principal de rendimento e melhore consideravelmente a tua vida e a da tua família.


Mensagens populares deste blogue

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Embora a Internet seja cada vez mais utilizada como um meio de trabalho através de casa, ainda há quem prefira desenvolver outro tipo de actividades que não estejam diretamente relacionadas com o mundo virtual. E sim, isso é possível. Vamos falar sobre algumas delas neste artigo.

Para não se esquecer destas sugestões, guarde esta imagem no Pinterest


Pare e pense! Tem algum quarto ou espaço na sua casa que pode ser transformado num atelier ou escritório caseiro? Se a resposta é afirmativa então há um leque variado de actividades que pode desenvolver nesse espaço:
ContabilidadeConsultas WorkshopsExplicações EscolaresAulas de Música/ Pintura/ Costura/ Etc..Atelier de Artesanato / CosturaGabinete de EstéticaConsultoria/Revenda de BelezaOrganizadora de EventosPetsitting ou Grommer (canina)
É claro que antes de avançar para um projecto desse tipo convém avaliar os custos e as suas possibilidades no momento. Podem estar envolvidas algumas obras de melhoria do espaço ou então a aquisição de ma…

Como trabalhar como Assistente Virtual

Se procuras formas de trabalhar em casa, com horários flexíveis, e com um bom rendimento, então trabalhar como Assistente Virtual (AV) pode ser a escolha indicada para ti.
Talvez te estejas a perguntar, o que é uma Assistente Virtual? Neste artigo, vou explicar não só o que é uma Assistente Virtual, mas também que tipo de serviços podes oferecer como AV, o que precisas para ter tornares uma AV e quanto podes ganhar.
O que é uma AV?Uma Assistente Virtual é uma pessoa que presta serviços de apoio a uma empresa, empreendedor ou marca. Como o nome indica estes serviços são prestados de forma remota (ex: a partir de casa) e são geralmente pagos à hora. 
É claro que este tipo de trabalho a partir de casa só é possível devido à evolução tecnológica, que permite que qualquer pessoa que tenha uma ligação à Internet e use o armazenamento na nuvem, preste uma variedade de serviços digitais para empresas sem ter que estar nos seus escritórios físicos.
Que tipo de serviços presta uma Assistente Digita…

Como encontrar o meu nicho e o meu público-alvo

A maioria dos especialistas em marketing dizem que precisas escolher um nicho e um público-alvo. Mas sabes porquê?
Pensa no seguinte exemplo: se tu estiveres a ter uma conversa com um total desconhecido, como é que sabes sobre o que deves falar? A menos que consigas encontrar um ponto em comum, a conversa provavelmente terá vida curta.
Como nenhum de vocês conhece o outro, é preciso encontrar uma maneira de estabelecer uma conexão para se envolverem na conversa.
O mesmo acontece no marketing. Tu precisas criar uma conexão com o teu público, se quiseres que ele preste atenção e fique por perto para descobrir qual é o teu produto ou serviço.
E, para criar essa conexão, tu precisas saber algo sobre eles. Precisas saber que problemas eles têm e como é que podes ajudar a resolver esses problemas. Basicamente, tu precisas ouvi-los e entendê-los.
É por isso que é tão importante escolher um nicho e um público-alvo claramente definido. Depois de escolheres um grupo distinto de pessoas que tu …