Avançar para o conteúdo principal

Como encontrar um nicho de mercado para mães que trabalham em casa


Ser mãe é um dos momentos mais gratificantes e maravilhosos da vida de uma mulher, por isso pode ser difícil para uma mãe quando se depara com o pensamento de ter que voltar ao trabalho depois da licença de maternidade, ou ter que encontrar uma ocupação para ganhar algum dinheiro extra.

Existem várias opções disponíveis para mães que desejam trabalhar em casa com o seu próprio horário, para que ainda possam desfrutar das coisas mais importantes da vida – os seus filhos. Neste artigo estão algumas dicas informativas sólidas, para mães que querem ficar em casa e iniciar o seu próprio negócio.  

Como criar um nicho de mercado

A ideia é criar um nicho de mercado, ou seja encontrar algo que está em falta no mercado. Algum produto ou serviço que possas oferecer e comercializá-lo pela Internet.

Para começar, tu deves considerar algumas coisas como:

  • Em que é que tu és realmente boa?

  • O que é tu fazias no teu emprego a tempo inteiro?

Essas duas perguntas são realmente importantes para encontrares o teu nicho de mercado; se tu não gostavas do que fazias, não faz mal. Procura algo que tu adores fazer, como por exemplo conversar sobre os teus filhos.

Então pega no assunto filhos, ou em qualquer outro, pesquisa, e descobre o que falta nesse setor. Pode ser qualquer coisa. Pode faltar informação. Pode faltar material didático. Pode faltar entretenimento saudável para crianças. Pode faltar dicas para lidar com birras. Pode ser qualquer coisas que tu sintas que está em falta no mercado. Quando tu determinares isso, encontraste o teu nicho.

É importante anotares as ideias sobre o teu nicho de mercado à medida que as vais tendo, não importa o que elas sejam, basta anotá-las para não te esqueceres e ponderares sobre elas mais tarde.

Como encontrar um nicho

Se depois de fazeres a tua análise chegares à conclusão que o nicho de mercado no qual tu gostarias de trabalhar já existe não precisas desanimar. Mesmo dentro de nichos que já existem há muita coisa que tu podes fazer para te destacares entre os demais.

Melhorar um produto


Existe algum produto que tu consideres que podias melhorar? Vamos usar como exemplo comida para bebé. Se tu pudesses fazer comida para bebé caseira e com um sabor melhor do que aquelas comidas processadas e de pacote, e que tivesse todos os nutrientes e minerais para ajudar os bebés a crescer saudáveis, tu poderias produzi-la a um preço competitivo, e aquelas mães que não sabem ou não gostam de cozinhar agradeceriam!

Adaptar um mercado existente


Também pode optar por adaptar um mercado existente ou alterar algo sobre um produto para torná-lo mais comercializável. Um exemplo ideal disso é fazer um bolo de chocolate sem gordura com um sabor tão bom quanto um bolo de chocolate comum e comercializá-lo para pessoas que desejam perder peso. Quem diz sem gordura, diz sem lactose ou sem glúten.

Reembalar um produto


Reembalar um produto pode ser uma boa idéia, mas a concorrência é feroz, porque já há muitas pessoas a fazer isso. O ideal é não te limitares a apenas um produto, mas teres vários itens relacionados com o teu nicho que foram reembalados e vendidos com a tua marca.

Se achas que vais precisar de voltar a consultar este artigo mais tarde, guarda esta imagem num albúm no Pinterest para saberes sempre onde encontrá-lo.


Resolve um problema


Descobre sobre o que as pessoas falam no seu nicho de mercado. Descobre os problemas que as pessoas têm ou o que está a faltar no setor e desenvolve um serviço ou produto que atenda às necessidades desse nicho. Uma boa maneira de descobrir esse tipo de informação é por visitares grupos no Facebook, fóruns e blogs relacionados o teu nicho para ver do que as pessoas se queixam.


Fica atenta às tendências


Fica de olho no que está na moda ou no que as pessoas estão interessadas. Há tendências novas todos os dias, tudo o que precisas fazer é usá-las, assim garantes que tens um grande numero de pessoas quase a implorar pelo teu produto ou serviço.


Depois de encontrares o teu nicho de mercado e descobrires como o vais explorar, é hora de começar a trabalhar em como começar o teu novo negócio na Internet nesse mercado de nicho.

Mensagens populares deste blogue

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Embora a Internet seja cada vez mais utilizada como um meio de trabalho através de casa, ainda há quem prefira desenvolver outro tipo de actividades que não estejam diretamente relacionadas com o mundo virtual. E sim, isso é possível. Vamos falar sobre algumas delas neste artigo.

Para não se esquecer destas sugestões, guarde esta imagem no Pinterest


Pare e pense! Tem algum quarto ou espaço na sua casa que pode ser transformado num atelier ou escritório caseiro? Se a resposta é afirmativa então há um leque variado de actividades que pode desenvolver nesse espaço:
ContabilidadeConsultas WorkshopsExplicações EscolaresAulas de Música/ Pintura/ Costura/ Etc..Atelier de Artesanato / CosturaGabinete de EstéticaConsultoria/Revenda de BelezaOrganizadora de EventosPetsitting ou Grommer (canina)
É claro que antes de avançar para um projecto desse tipo convém avaliar os custos e as suas possibilidades no momento. Podem estar envolvidas algumas obras de melhoria do espaço ou então a aquisição de ma…

Como trabalhar como Assistente Virtual

Se procuras formas de trabalhar em casa, com horários flexíveis, e com um bom rendimento, então trabalhar como Assistente Virtual (AV) pode ser a escolha indicada para ti.
Talvez te estejas a perguntar, o que é uma Assistente Virtual? Neste artigo, vou explicar não só o que é uma Assistente Virtual, mas também que tipo de serviços podes oferecer como AV, o que precisas para ter tornares uma AV e quanto podes ganhar.
O que é uma AV?Uma Assistente Virtual é uma pessoa que presta serviços de apoio a uma empresa, empreendedor ou marca. Como o nome indica estes serviços são prestados de forma remota (ex: a partir de casa) e são geralmente pagos à hora. 
É claro que este tipo de trabalho a partir de casa só é possível devido à evolução tecnológica, que permite que qualquer pessoa que tenha uma ligação à Internet e use o armazenamento na nuvem, preste uma variedade de serviços digitais para empresas sem ter que estar nos seus escritórios físicos.
Que tipo de serviços presta uma Assistente Digita…

Como encontrar o meu nicho e o meu público-alvo

A maioria dos especialistas em marketing dizem que precisas escolher um nicho e um público-alvo. Mas sabes porquê?
Pensa no seguinte exemplo: se tu estiveres a ter uma conversa com um total desconhecido, como é que sabes sobre o que deves falar? A menos que consigas encontrar um ponto em comum, a conversa provavelmente terá vida curta.
Como nenhum de vocês conhece o outro, é preciso encontrar uma maneira de estabelecer uma conexão para se envolverem na conversa.
O mesmo acontece no marketing. Tu precisas criar uma conexão com o teu público, se quiseres que ele preste atenção e fique por perto para descobrir qual é o teu produto ou serviço.
E, para criar essa conexão, tu precisas saber algo sobre eles. Precisas saber que problemas eles têm e como é que podes ajudar a resolver esses problemas. Basicamente, tu precisas ouvi-los e entendê-los.
É por isso que é tão importante escolher um nicho e um público-alvo claramente definido. Depois de escolheres um grupo distinto de pessoas que tu …