Como ser produtiva quando se trabalha em casa

Porque não te apoiam como empreendedora?



Ontem ao fazer a minha ronda habitual pelas Stories do Instagram deparei-me com uma fotomontagem com 2 imagens. Na imagem de cima aparecia uma jovem num posto de trabalho e a legenda era "Consegui o trabalho" e essa imagem tinha 270 likes e 86 comentários. Na imagem de baixo aparecia a mesma rapariga num espaço grande e a legenda era "Abri um negócio" e essa imagem tinha apenas 3 likes e 1 comentário.

É claro que nenhuma daquelas situações retratadas nas imagens era real, mas o que a pessoa que fez esta montagem quis chamar à atenção é bem real: a falta de apoio que muitas empreendedoras têm. Portanto se és uma empreendedora e sentes que os teus amigos e familiares dão pouco ou nenhum apoio aos teus projectos, acredita que não és a única.

Mas se eles são a nossa família e os nossos amigos, porquê que eles não nos apoiam?

Bom, partindo do principio de que a nossa família e os nossos amigos gostam de nós e querem o melhor para nós, a falta de apoio deles pode estar relacionada com 3 fatores: resistência à mudança, não acreditarem em nós ou no nosso projecto, e falta de informação.

Resistência à mudança

Apesar de vivermos numa era muito moderna e evoluída a vários níveis, existem muitas pessoas que por natureza são resistentes à mudança. Isso faz com que elas estejam muito apegadas àquilo que conhecem e que no fundo lhes transmite alguma segurança.

No que toca a fontes de rendimento, aquilo que a maioria das pessoas conhece e considera seguro, é o típico emprego com um patrão, das 9h-18h e com um salário fixo. Assim sendo, tudo o que foge desse padrão encontra-se fora da zona de conforto dessas pessoas. E como sabemos, sair da nossa zona de conforto não é fácil.

Por isso é natural que quando apresentas os teus projectos ou ideias de negócio a pessoas que têm esta resistência à mudança a reacção não seja a melhor ou não seja aquela de que estás à espera. 

Não acreditarem em nós / no projecto

Muitas vezes a falta de apoio surge porque os nossos amigos ou familiares não acreditam que seremos capazes de levar o projecto avante ou que o nosso projecto vá ter sucesso. Quando esse é o caso, as pessoas tendem a explicar os motivos porque acham que não vamos ser bem sucedidos. Nessas situações é bom escutarmos, porque podem de facto estar a escapar-nos alguns pormenores importantes relacionados com o sucesso do nosso projecto. 

Mas a verdade é que são poucas as vezes em que os argumentos apresentados são verdadeiramente relevantes. Normalmente são argumentos do género:

"Tu não tens jeito para isso"
"Isso já está muito visto, só vais ser mais uma"

"Isso no nosso país não tem muita saída"
"Esse tipo de negócio é um esquema, só te querem sacar dinheiro"
"É muito difícil viver disso"

Falta de informação

Outra vezes a falta de apoio surge devido à falta de informação. E nesse caso a culpa é nossa! Não é que tenhamos de fornecer todos os dados a respeito do nosso projecto, até porque o segredo continua a ser a alma do negócio. Não é isso!

Mas temos que, como se diz em bom português, saber vender o nosso peixe. O que acontece às vezes é que, na altura partilhar com outros esse projecto que é super importante para nós e que pode mudar a nossa vida, estamos tão entusiasmados que acabamos por nem explicar porque é um projecto viável, porque achamos que vai ter sucesso e quais as estratégias que pretendemos usar.

No fundo nós é que acabamos por não passar a segurança necessária aos nossos amigos e familiares para que eles acreditem que o nosso projecto vai ser algo bom para nós e darem-nos então o desejado apoio que procuramos.

Gostaste deste artigo? Guarda esta imagem no Pinterest e volta a lê-lo sempre que precisares.



No final das contas os nossos amigos e familiares sofrem do mesmo que nós sofremos: medo do fracasso. Ninguém quer ver um amigo ou familiar numa situação económica difícil. Mas não deixes que o medo ou a falta de apoio deles te impeçam de investir no teu projecto. Mesmo que não consigas o apoio deles agora, um dia serão os teus resultados a convence-los.










Comentários