Avançar para o conteúdo principal

As melhores dicas para deixares de procrastinar!

"Feito é melhor que perfeito"



"Feito é melhor que perfeito" é uma frase muito conhecida, do tipo cliché, mas que eu desconhecia até há pouco tempo. Não consegui descobrir ao certo quem foi o autor dessa frase, mas eu conheci-a através do Paulo Faustino. Para quem não faz a mínima ideia de quem eu estou a falar, o Paulo Faustino é um especialista em Marketing Digital português super conhecido em Portugal e no Brasil.

Eu tive oportunidade de participara num desafio/workshop online que o Paulo deu sobre "Como criar um produto digital em 21 dias". O workshop foi simplesmente fantástico, com um super conteúdo e passado de maneira muito simples. Uma das coisas que mais me marcou nesse workshop foi exactamente a frase "Feito é melhor que perfeito".

Quando o Paulo começou a explicar o sentido dessa frase parecia que ele me conhecia e que estava a falar diretamente para mim. Simplesmente por eu sou esse tipo de pessoa, que quando faz algo tem que ficar perfeito caso contrário prefiro nem fazer. Aconteceu-me isso com este blog. Na realidade o blog já existe desde o fim de 2018, mas só agora no inicio de 2020 (após milhentas modificações e melhorias) é que o consegui lançar. E devo dizer que foi muito graças a essa frase. A máxima "Feito é melhor que perfeito" foi uma espécie de desbloqueador de mindset para mim.

Mas eu sei que não sou a única a lutar contra este tipo de pensamento. O medo de que o nosso projecto não seja suficientemente bom para mostrarmos ao mundo leva muitas de nós a adiar o seu início. No entanto a verdade é que lançar um projecto perfeito é impossível. Portanto nenhuma de nós deve de manter essa expectativa de "trazer" algo perfeito a este mundo. A nossa expectativa deve ser dar vida a um bom projecto e trabalhar nele até que este se torne um projecto excelente.   

Lançarmos o nosso projecto é apenas o primeiro passo. Mesmo que até consideremos que estamos no nível de qualidade que desejamos, qualquer projecto tem que ser sempre "alimentado" senão morre. Portanto, mesmo um projecto muito bom terá que sofrer modificações ao longo do tempo.

Recordo-me que no workshop o Paulo Faustino mencionou que quando ele lançou o blog dele, o primeiro layout do blog era muito mau. Mas não havia problema. Depois com o passar do tempo conseguiu um layout melhor, mas mesmo assim não era grande coisa. Mas tudo bem. Só bem mais tarde é que ele conseguiu um layout XPTO feito por uma equipa de web design e com a qualidade que ele sempre desejou.

O mesmo aconteceu com o canal dele no Youtube. O primeiro video dele é um video do qual ele não se orgulha muito, mas a realidade é que aquele video tem mais visualizações do que o video que tu não fizeste por não achares que estava suficientemente bom. Consegues perceber o ponto?

É claro que com isto eu não quero dizer que podemos fazer as coisas de qualquer maneira e está bom. Não é isso. Devemos dar o nosso melhor em tudo o que fazemos e ficar orgulhosos do resultado final. Só não devemos esperar que fique perfeito, ou com o mesmo nível de qualidade doutros projectos já existentes e que já trabalharam muito para estarem onde estão. Não há problema nenhum em começarmos por baixo. O verdadeiro problema é não começar.

Por isso o meu conselho é: se tens um projecto para lançar em 2020, LANÇA-O! E continua a trabalhar nele para que se torne o projecto que sempre sonhaste.

Gostaste deste artigo? Guarda esta imagem no Pinterest assim vais sempre saber onde está!


Artigos mais Lidos

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Como trabalhar como Assistente Virtual

Como encontrar o meu nicho e o meu público-alvo