Como ser produtiva quando se trabalha em casa

Como ter um mindset de empreendedora



Ter um mindset ajustado ao empreendedorismo é um dos primeiros passos para quem deseja ser uma empreendedora. O termo mindset é um estrangeirismo que tem sido muito utilizado na língua portuguesa. A maneira mais fácil de perceber o que significa mindset é desconstruindo a palavra. A palavra inglesa mind significa mente; já a palavra set pode ter vários significados, mas o mais adequado neste caso é configurar. Assim sendo mindset significa configurar a nossa mente.

Falar em configurações quando o assunto é tecnologia é mais comum do que falar em configurações da mente, mas o princípio acaba por ser o mesmo. Por exemplo, quando os nossos smartphones apresentam algum tipo de avaria, normalmente levamos a uma loja especializada para que eles possam fazer algumas configurações, ou seja ajustar as definições de origem do software para que ele volte a funcionar como funcionava anteriormente.

No toca à nossa mente podemos dizer que também temos algumas definições de origem. Estas definições são formas de pensar que fomos adquirindo ao longo da vida através da nossa educação ou das nossas vivências. Só que nem sempre essas maneiras de pensar são adequadas a uma mentalidade empreendedora. Por isso é que é importante alguém que quer empreender ajustar o seu mindset, ou a sua maneira de pensar sobre o empreendedorismo.

O que devemos eliminar para ter um mindset de empreendedora

  • Eliminar preconceitos - Para termos um mindset de empreendedora devemos eliminar todo o tipo de preconceitos que nos limitam tais como: "o empreendedorismo é só para homens", "para começar um empreendimento é preciso muito dinheiro", "este tipo de empreendimento não é para mim", "empreendedorismo é só para quem tem estudos".
  • Eliminar receios - O medo de arriscar, o medo de falhar, o medo da opinião alheia também devem ser eliminados da nossa mente. Já dizia o ditado que "Quem não arrisca não petisca". E só não falha quem não faz nada. Por fim, evita aceitar opiniões de quem nunca fez o que estás a tentar fazer. Muitas vezes as opiniões dessas pessoas só têm como objectivo desmotivar-te.

O que devemos adquirir para ter um mindset de empreendedora


  • Criatividade, coragem e resiliência - Estas são qualidades que qualquer empreendedor deve desenvolver. Ter uma mente criativa vai ser de grande ajuda não só no desenvolvimento da estratégia para o teu empreendimento, mas também para lidar com as dificuldades e contratempos que possam surgir. E podes ter a certeza que vão surgir algumas dificuldades! Por isso é que é importante também desenvolver a coragem e a resiliência. Estas duas qualidades em conjunto vão ajudar-te a continuar em frente apesar dos contratempos e a defender o teu projecto. Por outro lado também te vão ajudar caso, por algum motivo, seja necessário dar um passo ou dois atrás e recomeçar.
  • Estratégia - Ter um plano estratégico bem definido ajuda-nos não só a ter, mas principalmente a manter um mindset de empreendedora. Para isso é importante termos esse plano estratégico por escrito, de preferência escrevê-lo à mão, pois aquilo que escrevemos no papel fixa-se mais facilmente na nossa mente e é mais fácil de recordar. Esse plano deve de incluir a nossa visão, missão e valores para o nosso projecto.
  • Conhecimento -  Outra forma de ajustarmos o nosso mindset é por adquirirmos conhecimento sobre o assunto. Existem muitos livros e até mesmo cursos que nos ajudam a configurar a nossa mente e até nos ajudam a compreender como usar o poder da mente a nosso favor.  Um livro que me ajudou muito nesse sentido foi o "See you at the top" do Zig Ziglar. O objectivo deste livro é exactamente ajudar-nos a eliminar pensamentos tóxicos que acabam por definir a nossa mentalidade e que depois acabam por condicionar as nossas atitudes. Eu achei um livro muito interessante porque ao longo da leitura somos convidados a fazer uma série de exercícios que nos ajudam a compreender na perfeição aquilo que o autor quer nos transmitir. Isso faz com que a leitura se torne muito mais interessante e que queiramos ler mais e mais e mais.
Gostaste deste artigo? Para voltares a lê-lo quando quiseres guarda esta imagem no Pinterest!


Compreender a importância de ter o mindset correto como empreendedor pode fazer toda a diferença no sucesso do teu projecto. Na realidade se estiveres disposta a configurar a definições de origem da tua mente, serás capaz de construir em meses resultados que não conseguiste nos últimos anos.  Por isso analisa o tipo de mentalidade e pensamentos que tens e ajusta-os caso seja necessário. Foi por fazer isso que eu consegui finalmente lançar este blog. Podes ler a minha história no artigo "Feito é melhor que perfeito". No fundo o segredo é tornar a nossa mente uma aliada e não uma inimiga.

Comentários