Avançar para o conteúdo principal

Será que precisas mudar a estratégia do teu blog?

Invista em si mesma!

Photo by Thought Catalog on Unsplash

Há quem diga que o saber não ocupa lugar! Mas alguém mais sábio disse que o saber ocupa um lugar sim: o da ignorância. E a verdade é que adquirir conhecimento não nos prejudica em nada, muito pelo contrário. Em algum momento da nossa vida aquilo que aprendemos vai nos ser útil, nem que seja para demonstrar uma certa medida de cultura geral, que fica sempre bem. 

Mas quando eu falo em conhecimento, refiro-me a conhecimento prático. Já lá vai o tempo em que apenas os que iam para as universidades é que eram bem sucedidos na vida. Por isso se é daquelas que acham que só porque não tirou um  curso superior não podem dar a volta por cima, desengane-se. 

Aliás, quem vive em Portugal conhece bem a nossa realidade, e sabe que há imensas pessoas formadas sem emprego ou com empregos bem inferiores às qualificações que na realidade têm. Mas eu nem me refiro a esses. Falo mesmo das pessoas que por algum motivo não se formaram.

Perante estas situações há sempre duas possibilidades: ou ficamos sentadas a lamentar-nos porque não tivemos oportunidade ou dinheiro ou seja qual for o motivo de não termos estudado; ou então vamos à luta e nos reinventamos. 

E muitas vezes a oportunidade de nos reinventarmos surge ao mesmo tempo que surgem as adversidades. Uma situação que muitos encaram como um desastre mas que pode na realidade ser a oportunidade que lhe faltava é o desemprego!

Sim leram bem! É um facto que ninguém gosta de ficar desempregado. Mas às vezes o desemprego dá-lhe algo que talvez doutra forma você não teria que é Tempo. Porque não aproveita esse tempo para investir em si mesma, na sua formação? 

Eu conheço vários casos de pessoas que o fizeram e conseguiram dar a volta por cima! Tenho por exemplo o caso de uma amiga que aproveitou o facto de estar desempregada para tirar uma formação totalmente gratuita de Cabelereira (no Centro de Formação de Santarém pelo IEFP) e hoje é dona de um salão de cabelereiro que está sempre cheio. 

Conheço também o caso duma senhora que foi vitíma de assédio moral na empresa onde trabalhava como secretária por estar grávida e acabou por ser despedida. Com 33 anos de idade ela foi tirar um curso de estética e por ser tão boa aluna, acabou por ser convidada para dar aulas no próprio local onde tirou o curso. Então ela tirou uma formação para Formadores e hoje além de dar formações de estética tem o seu próprio gabinete juntamente com a irmã. 

Eu podia ficar aqui imenso tempo a contar-vos relatos deste género, porque felizmente conheço muitos mesmo. Mas o que eu quero mesmo transmitir é que nunca é tarde para nos reinventarmos, para aprendermos algo novo e que possa mudar o rumo da nossa vida.

Hoje em dia nem precisamos sair de casa para aprendermos coisas novas basta acedermos à Internet. Para além de cursos e workshops que podemos tirar on-line, há também imenso conteúdo de qualidade (também há muito lixo, verdade) sobre várias áreas super úteis. Eu por exemplo aprendi sozinha a fazer edição de video, a criar e personalizar blogs e muitas outras coisas através da Internet.

Leia livros! Hoje em dia há livros sobre tudo e mais alguma coisa desde culinária até livros de coaching motivacional. Há livros em papel, em formato digital e até em áudio. Por isso a única coisa que não pode existir são desculpas. Desculpas para não investir em si!

Conclusão


Nunca é tarde para investirmos em nós mesmas. Investir naquilo que sabemos ou que podemos vir a saber é um dos primeiros passos para mudarmos a nossa vida! Por isso use os conhecimentos que tem a seu favor, crie o seu negócio quer seja a partir de casa quer não. E se acha que não sabe nada que lhe possa ser útil, então está à espera do quê para aprender algo novo?

Mensagens populares deste blogue

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Embora a Internet seja cada vez mais utilizada como um meio de trabalho através de casa, ainda há quem prefira desenvolver outro tipo de actividades que não estejam diretamente relacionadas com o mundo virtual. E sim, isso é possível. Vamos falar sobre algumas delas neste artigo.

Para não se esquecer destas sugestões, guarde esta imagem no Pinterest


Pare e pense! Tem algum quarto ou espaço na sua casa que pode ser transformado num atelier ou escritório caseiro? Se a resposta é afirmativa então há um leque variado de actividades que pode desenvolver nesse espaço:
ContabilidadeConsultas WorkshopsExplicações EscolaresAulas de Música/ Pintura/ Costura/ Etc..Atelier de Artesanato / CosturaGabinete de EstéticaConsultoria/Revenda de BelezaOrganizadora de EventosPetsitting ou Grommer (canina)
É claro que antes de avançar para um projecto desse tipo convém avaliar os custos e as suas possibilidades no momento. Podem estar envolvidas algumas obras de melhoria do espaço ou então a aquisição de ma…

Como trabalhar como Assistente Virtual

Este artigo contém links de afiliado, o que quer dizer que eu posso receber uma comissão caso faças alguma compra através destes links. No entanto isto não acarreta nenhum custo adicional para ti, apenas apoias o nosso trabalho de produção de conteúdo para o Top Empreendedoras!
Se procuras formas de trabalhar em casa, com horários flexíveis, e com um bom rendimento, então trabalhar como Assistente Virtual (AV) pode ser a escolha indicada para ti.
Talvez te estejas a perguntar, o que é uma Assistente Virtual? Neste artigo, vou explicar não só o que é uma Assistente Virtual, mas também que tipo de serviços podes oferecer como AV, o que precisas para ter tornares uma AV e quanto podes ganhar.
O que é uma AV?Uma Assistente Virtual é uma pessoa que presta serviços de apoio a uma empresa, empreendedor ou marca. Como o nome indica estes serviços são prestados de forma remota (ex: a partir de casa) e são geralmente pagos à hora. 
É claro que este tipo de trabalho a partir de casa só é possível de…

Como ganhar dinheiro com o Youtube

Se és uma utilizadora activa da Internet é difícil ainda não teres ouvido falar no Youtube. Apesar do Youtube ter uma grande popularidade, existem muitas pessoas que ainda não sabem exactamente como é que a plataforma funciona. Se tu és uma dessas pessoas estás no sitio certo. Neste artigo eu vou explicar o que é o Youtube, como é que a plataforma funciona e o mais importante: como é que podes ganhar dinheiro com o Youtube!O que é o Youtube?O YouTube é conhecido como um site de vídeos online. Os sites de vídeos são sites que permitem que os utilizadores da Internet façam, carreguem e compartilhem os seus vídeos com outros internautas. Muitos dos vídeos que encontras no YouTube são vídeos caseiros, feitos por pessoas comuns. Os vídeos são transmitidos por streaming, o que permite um rápido carregamento e reprodução dos mesmos.Como é que o Youtube funcionaO melhor do YouTube é sem dúvida o facto de ser um serviço gratuito. Há um número muito grande de sites de vídeos online e todos eles…