Avançar para o conteúdo principal

3 Coisas em que deve pensar antes de começar a trabalhar a partir de casa

Photo by Mimi Thian on Unsplash

O trabalho a partir de casa é um sonho para muitas pessoas. Mas temos que ser realistas e admitir que nem sempre aquilo que nós desejamos é o melhor para nós, embora possa parecer que sim. Daí a importância de fazermos uma auto-análise do nosso perfil como trabalhadores. Que tipo de coisas devem de "pesar" nessa análise? Vamos considerar algumas delas.


Gestão do horário de trabalho


Um dos pontos que a maioria das pessoas cita como vantagem no trabalho a partir de casa é a possibilidade de gerir o seu próprio horário. E se por um lado essa pode ser uma vantagem, também se pode tornar uma desvantagem se você não souber fazer uma gestão correta do seu horário.

Trabalhando a partir de casa existe o risco de se cair em dois erros: Ou trabalhar demais ou trabalhar menos do que era suposto. Então a questão que deve colocar a si mesma é: Que tipo de trabalhador é que eu sou?

Se é uma pessoa que não consegue se afastar de determinada tarefa até que esta esteja concluída ou se tem dificuldade em dizer não a mais trabalho, pode cair na tentação de trabalhar, trabalhar e trabalhar. Pode até nem se dar conta disso mas as horas vão passando, e os seus filhos chegam da escola, o seu marido chega do trabalho e você está ali. Mas não está com eles, porque está concentrada no seu trabalho. E aquela suposta liberdade de horário que tanto desejava ter quando decidiu trabalhar a partir de casa deixa de existir.

Por outro lado, se tem dificuldade em se concentrar ou se tem tendência a procrastinar, ter a liberdade de gerir o seu próprio horário pode ser uma desvantagem no seu caso. A mínima coisa vai ser uma boa desculpa para não cumprir as suas tarefas para aquele dia. Isso pode até não ser muito grave se for uma situação pontual. Mas se for assim por sistema, então talvez o trabalho a partir de casa não seja para si.


Motivação pessoal


Estarmos motivados é algo bastante importante em qualquer área de trabalho, quer trabalhemos por conta de outros quer trabalhemos para nós mesmos. E cada um de nós tem diferentes formas de encontrar essa motivação.

Para alguns só o facto de terem uma rotina bem definida, e cumprirem-na, é o suficiente para que lhes corra bem o dia. Para outros a motivação surge muitas vezes da interação com outros. O trabalhar em equipa, o elogio ao trabalho que acabou de realizar ou simplesmente um elogio ao outfit escolhido para o dia é o suficiente para dar um boost de energia àquela pessoa. 

No entanto ao trabalhar a partir de casa, alguns do aspectos que citámos anteriormente deixam de fazer parte do seu dia-a-dia, e isso pode ter um impacto para o qual você não estava preparada. Até pode pensar que estas são coisas que não têm grande significado para si. Mas como tudo na vida, só aprendemos a valorizar algo quando o perdemos. E de repente pode dar por si triste, desmotivada e depressiva. 

Espaço de trabalho


Tudo bem que você trabalha a partir de casa, mas ainda assim é importante, mesmo dentro da sua casa você definir qual é que é o seu espaço de trabalho. Até pode ser que a única coisa que necessite para a realização do seu trabalho seja o acesso ao seu computador portátil e à internet. E quando assim é,  geralmente qualquer sofá, cama, mesa da cozinha, mesa da sala, ou seja qualquer for o sítio mais confortável para si serve. 

Mas termos um local de trabalho definido dentro da nossa casa tem grande influência na nossa produtividade. Ao estipularmos esse local o nosso cérebro vai saber que quando ali estamos é para trabalhar. E quando sairmos desse local também estamos a dar indicação ao cérebro que saímos do modo de trabalho e voltámos ao modo morador. E se procurar por essa internet fora não lhe vão faltar ideias para organizar um home office interessante sem gastar muito. 

Torna-se ainda mais importante ter um espaço definido para realização do seu trabalho se este envolver que outras pessoas tenham acesso à sua casa. É sempre importante salvaguardar a sua privacidade e a sua segurança. Nesses casos ter um pequeno atelier, garagem ou escritório é o ideal. Mas se ter pessoas dentro do seu espaço privado é algo que não a deixa muito confortável, então deve pensar bem no tipo de trabalho a partir de casa que pensa ter. 

Conclusão

Estes são apenas alguns aspectos que a podem ajudar a decidir se está mesmo preparada para trabalhar a partir de casa ou não. É claro que podem surgir muitas outras questões que devem ser consideradas. Mas este é um tema ao qual podemos voltar noutro artigo se necessário.  

Mensagens populares deste blogue

10 Trabalhos a partir de casa SEM ser na Internet

Embora a Internet seja cada vez mais utilizada como um meio de trabalho através de casa, ainda há quem prefira desenvolver outro tipo de actividades que não estejam diretamente relacionadas com o mundo virtual. E sim, isso é possível. Vamos falar sobre algumas delas neste artigo.

Para não se esquecer destas sugestões, guarde esta imagem no Pinterest


Pare e pense! Tem algum quarto ou espaço na sua casa que pode ser transformado num atelier ou escritório caseiro? Se a resposta é afirmativa então há um leque variado de actividades que pode desenvolver nesse espaço:
ContabilidadeConsultas WorkshopsExplicações EscolaresAulas de Música/ Pintura/ Costura/ Etc..Atelier de Artesanato / CosturaGabinete de EstéticaConsultoria/Revenda de BelezaOrganizadora de EventosPetsitting ou Grommer (canina)
É claro que antes de avançar para um projecto desse tipo convém avaliar os custos e as suas possibilidades no momento. Podem estar envolvidas algumas obras de melhoria do espaço ou então a aquisição de ma…

Como trabalhar como Assistente Virtual

Se procuras formas de trabalhar em casa, com horários flexíveis, e com um bom rendimento, então trabalhar como Assistente Virtual (AV) pode ser a escolha indicada para ti.
Talvez te estejas a perguntar, o que é uma Assistente Virtual? Neste artigo, vou explicar não só o que é uma Assistente Virtual, mas também que tipo de serviços podes oferecer como AV, o que precisas para ter tornares uma AV e quanto podes ganhar.
O que é uma AV?Uma Assistente Virtual é uma pessoa que presta serviços de apoio a uma empresa, empreendedor ou marca. Como o nome indica estes serviços são prestados de forma remota (ex: a partir de casa) e são geralmente pagos à hora. 
É claro que este tipo de trabalho a partir de casa só é possível devido à evolução tecnológica, que permite que qualquer pessoa que tenha uma ligação à Internet e use o armazenamento na nuvem, preste uma variedade de serviços digitais para empresas sem ter que estar nos seus escritórios físicos.
Que tipo de serviços presta uma Assistente Digita…

Como encontrar o meu nicho e o meu público-alvo

A maioria dos especialistas em marketing dizem que precisas escolher um nicho e um público-alvo. Mas sabes porquê?
Pensa no seguinte exemplo: se tu estiveres a ter uma conversa com um total desconhecido, como é que sabes sobre o que deves falar? A menos que consigas encontrar um ponto em comum, a conversa provavelmente terá vida curta.
Como nenhum de vocês conhece o outro, é preciso encontrar uma maneira de estabelecer uma conexão para se envolverem na conversa.
O mesmo acontece no marketing. Tu precisas criar uma conexão com o teu público, se quiseres que ele preste atenção e fique por perto para descobrir qual é o teu produto ou serviço.
E, para criar essa conexão, tu precisas saber algo sobre eles. Precisas saber que problemas eles têm e como é que podes ajudar a resolver esses problemas. Basicamente, tu precisas ouvi-los e entendê-los.
É por isso que é tão importante escolher um nicho e um público-alvo claramente definido. Depois de escolheres um grupo distinto de pessoas que tu …